Família

Maior onda de frio do ano no Brasil já começou: Saiba as temperaturas máximas e mínimas

(Foto: Getty Images)

Publicado em 09/08/2024, às 11h27 por Ana Luiza Messenberg


Compartilhe:


Provavelmente a forte massa de ar polar que iniciou hoje, dia 9 de agosto, é a mais intensa neste inverno. As temperaturas mínimas devem bater menos do que 10ºC no Sul e em algumas regiões do Sudeste no fim de semana.

A massa de ar polar vai abranger localidades no Sul, Sudeste e algumas partes do Centro-Oeste, derrubando as temperaturas mínimas no final de semana. Esta possivelmente será a última onda de frio do inverno 2024, com temperaturas atingindo menos do que 10°C no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul.

Frente fria já começou no Brasil - Foto de Sinitta Leunen no Pexels

 

Frente fria atua principalmente no Sul do Brasil

Durante esta madrugada e agora na parte da manhã, as temperaturas mínimas no sul estão abaixo dos 10ºC, principalmente em Porto Alegre, que as máximas não devem passar dos 14ºC nesta sexta-feira.

Já em Florianópolis, a temperatura sobe um pouco e a mínima é de 12°C e a máxima de 17°C. Contudo no centro-oeste de Santa Catarina, a expectativa é de menos do que 7ºC.

Essa é a maior frente fria do ano - (Foto: Reprodução/ Defesa Civil)

 

Agora no Paraná, a onda fria deve atingir especialmente o sudoeste durante esta sexta-feira. Em Curitiba, a mínima deve ser 6°C e a máxima de 16°C. O termômetro deve ficar abaixo dos 20°C em alguns municípios do Sul.

No sábado, dia 10 de agosto, a frente fria continua agindo pelo Sul do Brasil e a expectativa é que seja derrubada as temperaturas mínimas no norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Inclusive, a anomalia de temperatura a 850 hPa na madrugada e início da manhã de sábado bater o inacreditável e chegar a -12°C no norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina.

Já na porção serrana de Santa Catarina, está previsto que as temperaturas atinjam valores próximos ou até abaixo de 0°C durante a noite de sábado e a madrugada do domingo, dia 11 de agosto.

Frente fria deve se estender até a próxima semana - (Foto: Reprodução/ Clima ao vivo)

 

Já na capital Porto Alegre, a máxima deve bater os 14°C e a mínima os 8°C; em Florianópolis, o termômetro vai ficar entre 17°C e 8°C; em Curitiba, a máxima de 14°C e a mínima de 2°C no sábado.

Para o domingo, as temperaturas máximas ficam em torno dos 22°C no período da tarde e mínimas abaixo dos 10°C, especialmente no começo da manhã e no durante a noite. Está previsto que a frente fria continue agindo no Sul no início da semana que vem.

A onda fria deve atuar no Sudeste durante o final de semana

Já no Sudeste, a massa polar será mais intensa entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, no sul do estado de São Paulo. A simulação da anomalia de temperatura a 850 hPa mostra a frente fria agindo pelo Sudeste do país na manhã deste sábado, chegando até o sul do estado de Minas Gerais.

A frente fria que atinge São Paulo pode chegar a 7° até domingo - (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil/ EBC)

 

A anomalia de temperatura deve ser de -7°C nas regiões norte, central e leste do estado de São Paulo, e de -6°C no estado do Rio de Janeiro. A mínima prevista para a capital paulistana é de 10°C e máxima de 20°C no sábado; agora em Belo Horizonte, a mínima prevista é de 13°C e máxima de 27°C.

No domingo, dia 11 de agosto, no Rio de Janeiro, a mínima deve ser de 13°C e máxima de 22°C. Já em São Paulo as temperaturas oscilam entre os 10 e 20°C.

Ainda no dia 11 de agosto, a massa de ar polar chega ao norte do estado de São Paulo e Rio de Janeiro, e já no noroeste do estado de Minas Gerais, as  temperaturas máximas ficam próximas dos 30°C na tarde do domingo.

A frente fria pode trazer chuva para capital paulista além de baixar as temperaturas - (Foto: Roberto Parizotti/ Fotos Publicas)

 

Já no Espírito Santo, as mínimas devem ficar entre os 19°C e 20°C na porção norte, e variar de 9°C e 15°C na metade sul. Em Vitória, a máxima é de 24°C e a mínima de 17°C no domingo.

A frente fria deve atingir mais intensamente o sul de Minas Gerais, com mínimas de 10°C. No estado de São Paulo, as temperaturas mínimas devem marcar menos de 12°C, e nas regiões serranas, é previsto que seja ainda menor, batendo cerca de 6°C.

Para a próxima semana, é esperado que a onda de massa polar continue atuando sobre o Sudeste do país, chegando no centro de Minas Gerais e parte da região central do Brasil.

 

Mais lidas

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

Virginia Fonseca mostra como está barriga após 10 dias do nascimento de José Leonardo

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho


Palavras-chave
Brasil frio frente fria massa polar onde de frio