Uma menina, de 13 anos, foi resgatada após escrever um bilhete pedindo socorro. A adolescente foi sequestrada por Steven Robert Sablan, de 61 anos. No dia 09 de julho, o suposto sequestrador parou o seu carro em Long Beach, na Califórnia para ir até uma lavanderia, enquanto, ele estava na loja, a menina decidiu deixar um bilhete com a seguinte mensagem: “Help-me” (Me ajuda em português).
Então, uma pessoa acabou encontrando o bilhete e denunciou o caso para a polícia. De acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Justiça americano, quando as autoridades chegaram no local, Steven estava parado do lado de seu carro e a menina estava sussurrando “socorro”.
A menina que foi sequestrada mora em San Antonio, no Texas. No veículo do suposto criminoso, a polícia encontrou uma arma, o bilhete da menina e um par de algemas. No momento, Steven está sendo acusado de sequestro e transporte de menor com intenção de se envolver em atividades sexuais criminosas.
O julgamento dele está previsto para acontecer no dia 31 de julho, no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, no centro de Los Angeles. Caso o homem seja condenado, ele terá que enfrentar uma prisão perpétua.
Menina de três anos sem comer há 40 dias é resgatada pela polícia com desnutrição e pai é preso
Uma menina de 3 anos foi encontrada em estado de desnutrição e precisou ser resgatada e levada pelas autoridades, em Rio Claro, no interior de São Paulo. A guarda civil municipal foi quem socorreu a criança nesta sexta-feira, 2 de junho.
Acompanhada do pai, que também estava desnutrido, a família não comia há cerca de 40 dias e a filha estava pesando 8 quilos e os ossos aparentes. A menina foi levada para uma Unidade de Pronto-Atendimento e em seguida encaminhada para o Pronto-Socorro Nossa Senhora de Lourdes, onde segue internada mas estável.
De acordo com o guarda civil municipal Igor Rafael, que participou do resgate, essa foi uma das situações mais difíceis de lidar em seus 15 anos de profissão. “A situação era insalubre, complicada. A criança estava com uma fralda suja em um colchãozinho na sala no chão. A situação era a pior possível. Ela não se mexia, não tinha reação devido ao estado avançado de desnutrição”, disse para a EPTV, afiliada da TV Globo.
Questionado sobre o motivo da situação, o pai da criança disse que havia parado de se alimentar e alimentar a filha porque “a vontade era que ambos morressem juntos”.
Ainda segundo a reportagem da EPTV, familiares e a avó materna tentaram contato mas não conseguiram falar com o pai, que excluiu as redes sociais e se isolou. Foi preciso acionar o Ministério Público para que a Justiça expedisse um mandado para a visitar a menina. O pai era o responsável pela menina desde que ela nasceu, já que a mãe da criança morreu, 2 meses após dar à luz.
Criança passa bem
Apesar de ter chegado ao hospital em situação bastante delicada, com negligência alimentar e desidratada, a menina agora está bem e sendo tratada com psicólogo, fonoaudiólogo e nutricionista.
O pai também recebeu atendimento médico, e depois foi detido pela polícia, por maus-tratos. Agora a avó materna tenta na Justiça a guarda da menina.