Um caso inusitado aconteceu na Índia: a menina de nove anos surpreendeu os médicos de Gujarat, Oeste do País, quando foi internada com dor de barriga depois de meses sentindo o mesmo incômodo.
Após realizar vários exames, foi constatado uma grande massa no intestino de Nancy, que estava com o mesmo peso de uma lata de leite em pó. Acontece que a garota tem a síndrome de Rapunzel, onde, por mais de um ano, ela comeu os fios de cabelo dela mesma. Então, eles ficaram emaranhados no estômago dela, gerando esse incômodo na barriga.
Nancy foi examinada por diversos médicos, que fizeram muitos exames, até mesmo tomografia computadorizada. Com isso, eles acharam uma bola de 800g que revestia o estômago dela.
O médico Rakesh Joshi deu entrevista ao jornal The Sun, contando como foi o processo para remoção da bola de cabelo. “Embora a cirurgia seja essencial para remover a massa obstrutiva e aliviar os sintomas, é igualmente importante acrescentar uma opinião psiquiátrica e fornecer o aconselhamento necessário à paciente”.
O nome médico dessa síndrome é tricofagia, uma doença rara e perigosa, principalmente porque o estômago não consegue digerir cabelo, criando essas bolas de pelo no trato gastrointestinal, onde podem se alongar até o intestino delgado. Na maioria dos casos os pacientes antes de irem atrás de ajuda, sentem diversas dores muito fortes. Em outros casos, dependendo do que é ingerido, pode ser fatal para a pessoa.
A síndrome de tricofagia é ligada a um distúrbio que causa vontade incontrolável de ingerir substâncias que não são alimentos/comestíveis. As pessoas que tem essa síndrome podem comer coisas como papel, barbante ou até mesmo, pó de talco.