Jaxon Krzysik, de Burnley, Lancashire, escalou três montanhas na cordilheira Pennine, no Reino Unido, conhecidas como Yorkshire Three Peaks (Três picos de Yorkshire). Com apenas 5 anos, ele se tornou a pessoa mais jovem a completar a caminhada cansativa de dois mil metros ao subir as três montanhas em cerca de 12 horas.

Jaxon não é um novato quando o assunto é escalada. Dois anos atrás ele se tornou a pessoa mais jovem a escalar as três montanhas mais altas da Grã-Bretanha em memória de um amigo que morreu por lesão cerebral.
Depois disso, Jaxon e o pai, Cal, de 31 anos, decidiram fazer algo para homenageá-lo. Assim, optaram por um desafio de caminhada. Segundo Cal, o que Jaxon fez é inacreditável.
“Estou orgulhoso dele. Posso dizer que não precisei carregá-lo ou ajudá-lo em nada”, contou ao portal britânico Daily Mail. “Eu não poderia estar mais encantado com ele. Ele é um superstar”, completou o pai orgulhoso.

A mãe de Ralph, Jade, disse: “Jaxon sempre estava lá esperando por Ralph todas as manhãs. Eles eram melhores amigos”. Ela ainda conta que se emocionou com o ato do corajoso escalador. “Eu comecei a chorar quando descobri o que Jaxon estava fazendo pelo meu filho. É uma forma incrível de homenageá-lo, ainda mais para alguém tão jovem”, disse. “Não consigo colocar em palavras o que isso significa para nós”, completa.
Agora, o próximo objetivo de Jaxon é escalar todos os 214 picos de Lake District, parque nacional no noroeste da Inglaterra. Até agora, ele completou 51 deles.