Montar a árvore de Natal pode ser um momento super empolgante e alegre enquanto feito em família. Por outro lado, desmontar o tradicional símbolo talvez desperte aquela famosa preguiça, tendo em vista que o clima de celebração anual infelizmente chegou ao fim.
Apesar de não parecer tão “natalino” se comparado ao restante da festa, saiba que guardar toda decoração na data correta ainda faz parte dessa comemoração tradicional do dia 25 de dezembro, que contagia milhões de pessoas espalhadas ao redor do mundo inteiro.
Ao contrário de alguns que preferem prolongar o adeus à árvore por muitas semanas, logo após doze dias da festa de final de ano, mais especificamente no 6 de janeiro de 2024, você já estará liberado para recolher todos os enfeites. Mas existe uma razão por trás disso? De acordo com a Igreja Católica, o motivo seria porque esta data marca o término oficial do Natal.
Conhecido como Dia de Reis, o sexto dia do ano simboliza o momento em que os três reis magos visitaram e presentearam Jesus enquanto recém-nascido, anunciando assim a chegada de Cristo para o restante do mundo. Por conta deste costume cristão, existem famílias que fazem o desmonte da árvore de Natal na esperança de que as luzes retornem mais iluminadas e os enfeites mais belos para enfeitar a sua casa no próximo ciclo.
Mas não fique triste! Encaixotar as decorações natalinas não significa que tudo chegou ao fim, já que um ciclo se encerra apenas para outro se iniciar (não seria este o ditado?). Ainda segundo a tradição cristã, passado o Natal está na hora de preparar os lares novamente para receber outro momento especial em família: a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus no terceiro dia após sua crucificação.
E não se esqueça: o momento de decorar a casa costuma ser algo muito aguardado pelas crianças, e elas tendem a amar fazer parte da arrumação! Então, quando a data estiver se encerrando, não esqueça de chamar seus filhos para participar da organização também. Além de criar memórias afetivas, eles com certeza irão aprender muito com o processo e a história por trás dele.
Canal da Pais&Filhos no WhatsApp
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?