No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Manoel Soares deu uma entrevista para o Gshow, onde o jornalista e apresentador do Encontro, falou sobre os filhos, Ezequiel e Izael, de 3 e 2 anos, que fazem parte do espectro autista.
Ao ser perguntado de como receberem a notícia, Manoel conta que como toda família que recebe o diagnóstico, eles encontraram um mundo novo e de infinitas descobertas diariamente. “Ainda mais no nosso caso que são duas crianças e com características muito diferentes. Izael não falava e não tinha interesse por brinquedos e Ezequiel tinha seletividade alimentar e cantava o dia todo. O autismo estava ali e não sabíamos”, completou.
O jornalista afirma que descobriram o autismo através de um consulta médica: “Em uma consulta com Izael, o pediatra durante a anamnese foi identificando características do espectro e nos encaminhou para uma especialista. E com diagnóstico dele, descobrimos do Ezequiel”.
Ele ainda falou sobre o processo de aceitação como pai. ” Mesmo sabendo que o autismo não é uma doença, dentro da cabeça e do coração de nós pais, acontece um turbilhão de coisas, entre eles muito medo. Medo de não dar conta, de não conseguir atender às necessidades a partir daquele momento, de que sofram por conta do preconceito. Então, quando a notícia chega sempre gera um misto de emoções que precisamos acalmar”, conta.
Mas diz que com ajuda de profissionais, tudo ficou mais fácil: “Com informação e orientação dos profissionais que começaram a atender nossos filhos, começamos a entender que com o diagnóstico e o tratamento indicado, eles poderiam se desenvolver e adquirir habilidades que não tinham. Como se comunicar e brincar, por exemplo”.
Novidade na área!
A linha TUDO da Ri Happy traz uma verdadeira democratização dos blocos, explorando diversas habilidades das crianças