Família

O que Alison dos Santos tem no cabelo: conheça a história do brasileiro semifinalista das olimpíadas

(Foto: Wander Roberto/COB)

Publicado em 07/08/2024, às 11h37 por Vitória Souza


Compartilhe:


Alison dos Santos, conhecido como Piu, é uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil nas Olimpíadas de Paris. O atleta brasileiro avançou para a semifinal dos 400m com barreiras e competirá nesta quarta-feira, 7 de agosto, às 14h35 (horário de Brasília). Alison estreou na capital francesa na terceira série classificatória da prova, terminando em terceiro lugar com o tempo de 48s75.

 

Natural de São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, Alison tem atualmente 24 anos. Sua história de superação começou aos dez meses de idade, quando sofreu um acidente doméstico com uma panela de óleo quente, deixando cicatrizes significativas na cabeça, braço esquerdo e peito. Para esconder as marcas mais visíveis na cabeça e testa, Alison usou boné por muitos anos.

Medindo 2 metros de altura, Piu destacou-se cedo no atletismo. Aos 19 anos, ele venceu a prova dos 400m com barreiras nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, Peru, estabelecendo seu recorde pessoal com o tempo de 48s46.

Alison dos Santos quase desistiu do atletismo por conta do bullying (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

Alison iniciou sua carreira em um projeto social de atletismo em sua cidade natal. Seu apelido "Piu" foi herdado de outro atleta que havia treinado antes dele e que se parecia com um morador de rua local. Embora inicialmente não gostasse do apelido, acabou aceitando-o após perceber que a recusa só fazia o nome pegar ainda mais.

Em abril de 2021, Piu quebrou o recorde brasileiro sub23 com o tempo de 48s15 em Des Moines, Estados Unidos. Apenas um mês depois, ele estabeleceu o novo recorde sul-americano com 47s68 na etapa Mt. Sac do Continental Athletics Tour, na Califórnia.

Alison dos Santos é conhecido como Piu (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

Nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, Alison chegou à final quebrando novamente o recorde sul-americano com a marca de 47s31 e conquistando a medalha de bronze. Em maio de 2022, ele venceu os 400m com barreiras na etapa Doha da Liga Diamante com o tempo de 47s24, superando o campeão Rai Benjamin.

Em fevereiro de 2023, Alison sofreu uma lesão no menisco do joelho direito durante um treinamento em São Paulo e passou por cirurgia. Mesmo assim, ele iniciou a temporada de 2024 triunfante ao vencer novamente a etapa de Doha da Diamond League com um recorde da competição: 46s86.

Mais lidas

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

Virginia Fonseca mostra como está barriga após 10 dias do nascimento de José Leonardo

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência


Palavras-chave
olimpíadas alison dos santos semifinalista Piu