
Hayley Elliot se casou recentemente. Ela mora com a família em Brighton, na Inglaterra. Durante a cerimônia do casamento, o pai dela, Martin, que tem autismo se emocionou muito na hora da valsa. De acordo com a noiva, isso é um acontecimento raro e ela decidiu compartilhar o momento nas redes sociais.
Quando Hayley era mais nova, o pai tinha sido diagnosticado com esquizofrenia e só descobriu que o tinha, na verdade, era autismo há 5 anos. Infelizmente, o diagnóstico incorreto e tardio acontece bastante, poque os sintomas da condição aparecem de formas diferentes para cada pessoa.

Porém, quanto antes se tem o diagnóstico certo, melhor a qualidade de vida da pessoa. De acordo com um artigo de 2017 do Journal Of Autism And Developmental Disorders, os adultos que tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) geralmente conseguem esconder características da condição em ambientes públicos. Funciona como um mecanismo de defesa.
Isso acontece, porque eles querem se encaixar. Mas a energia necessária para conseguir tal feito é imensa e pode piorar a condição. Hayley diz que o pai é muito carinhoso, mas escondia muito suas emoções por conta do autismo. Ele costuma se expressar por meio da música e contanto piadas, de acordo com o site Razões Para Acreditar.

No dia do casamento, o fotógrafo Peyton Izzie, conseguiu capturar a emoção do pai ao dançar a primeira valsa com a filha. Martin chorou. Foi uma surpresa para a noiva que raramente via o pai derramar lágrimas por alguma coisa.
Hayley compartilhou a foto no Facebook e escreveu: “Imagem que irei apreciar pelo resto da minha vida”. A publicação fez o maior sucesso na rede, sendo muito compartilhada na plataforma.
Foi uma grata surpresa ver o quanto sua história repercutiu na internet. “Todo mundo foi tão maravilhoso e os comentários foram tão gentis! Meu pai está um pouco preocupado com os as pessoas pensam dele, pois não gosta que outros saibam que ele é autista. É difícil pra ele. Meu pai pensa que as pessoas vão pensar que ele é estúpido ou dizem que ele é atrasado. Eu obviamente expliquei que esse não era o caso e que todo mundo achava muito emocionante, mas ele ainda não vê dessa forma”, finalizou.

Leia também:
Dez curiosidades sobre o autismo
Estudo revela ligação entre hormônio estrogênio e o autismo
Estudo prova qual sintoma na gravidez aumenta chances do bebê desenvolver autismo