O natal se aproxima e com isso, o clima natalino toma conta das pessoas e famílias. Neste ano, será um momento difícil para a família real, afinal, a monarca, Rainha Elizabeth II, faleceu no dia 8 de setembro. Não somente para família, mas para toda a população da Inglaterra.
Isto porque a monarca transmitia pela televisão, há mais de seis décadas, um discurso de natal. Desde 1957 até 2021, foram 64 anos desejando um feliz natal para todos. No entanto, acredita-se que quem irá assumir essa posição, seja o Rei Charles III (o filho).
Desde a primeira transmissão, os britânicos acompanhavam o discurso, vidrados nas telas da TV. O último discurso foi em dezembro. A Rainha foi a primeiro a transmitir pela televisão um discurso, em 1957, depois de 4 anos de trono real. Isto porque, a primeira mensagem foi gravada pelo Rei George V, avô de Elizabeth II.

No primeiro discurso, é falado sobre o avanço da tecnologia, capaz de fazer a transmissão. “Minha família se reúne para assistir televisão, e imagino que vocês estejam assim agora. Realmente espero que essa nova mídia irá tornar a minha mensagem de Natal mais pessoal e direta. Vocês conseguirem me ver hoje, é apenas outro exemplo da velocidade de como tudo está mudando ao nosso redor. Hoje, precisamos de um tipo especial de coragem: Não o que usamos nas batalhas, mas o que nos faz defender tudo o que é certo e honesto”, disse ela.
Já, no discurso de 2021, mesmo sendo uma época festiva, foi o ano em que o marido, Príncipe Phillip, faleceu, “Embora seja uma época de grande felicidade e alegria para muitos, o Natal pode ser difícil para aqueles que perderam entes queridos. Este ano, especialmente, entendo o porquê”, iniciou ela.
“A vida, é claro, consiste em separações finais, bem como em primeiros encontros –e por mais que eu e minha família sinta falta dele, sei que ele gostaria que curtíssemos o Natal. Mesmo com uma risada familiar faltando este ano, haverá alegria no Natal, pois temos a chance de relembrar e ver novamente a maravilha da época festiva através dos olhos de nossos pequenos”, encerrando assim o último discurso feito por ela.
Neste ano, mesmo com a morte da Rainha, acredita-se que o Rei comandará a transmissão. No entanto, ainda não houve nenhum pronunciamento do Palácio de Buckingham. Conforme uma pesquisa realizada pelo YouGov, 49% dos britânicos não irão querer assistir o discurso.