Uma recém-nascida surpreendeu os pais e a equipe médica ao se recuperar completamente de uma meningite bacteriana logo após ter nascido, no último dia 29 de setembro. Vallentina Alves Cardoso recebeu todos os cuidados necessários para tratar da doença, que pode ser fatal, assim que saiu da barriga da mãe.

A meningite bacteriana afeta o tecido que recobre o cérebro e a medula espinhal, comprometendo algumas funções neurológicas e podendo causar sequelas como cegueira, surdez e perda de membros. As complicações afetam até 20% dos pacientes que sobrevivem. Felizmente, a bebê está perfeita.

Vallentina e a mãe, Tatiane Alves Martins, tiveram alta do Hospital de Urgências de Trindade 10 dias depois do parto, no último sábado. “É um alívio e uma alegria imensa voltar para casa com minha filha curada e saudável”, descreveu a manicure. Além da cura, a menina recebeu outro título: é o terceiro maior bebê a nascer na maternidade, com 7,7 kg e 53 centímetros.
O diretor do hospital, Getro de Oliveira Pádua, felicitou a família pela recuperação e saúde: “Não há palavras para descrever o sentimento que temos em ver uma mãe com seu filho. É muito gratificante fazer parte de um momento tão especial”, disse.