Família

Recém-nascidos que tomam antibiótico podem ter problemas de saúde na vida adulta

Getty Image

Publicado em 09/09/2022, às 12h29 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália,  e publicada nesta sexta-feira, no Journal of Physiology , mostra que antibióticos administrados em recém-nascidos podem levar ao desenvolvimento de problemas intestinais na vida adulta.

Os pesquisadores deram uma dose oral do antibiótico a 35 camundongos com 10 dias de nascidos e compararam a evolução com um outro grupo que não recebeu o medicamento (Foto: Getty Image)

De acordo os pesquisadores, esse tipo de medicamento (vancomicina) geralmente é receitado para bebês prematuros ou que nascem abaixo do peso, a fim de prevenir infecções. Os resultados indicam ainda que esses bebês podem apresentar problemas gastrointestinais, síndrome do intestino irritável, náuseas, infecções alimentares, inchaços e diarreias.

“Nós estamos muito entusiasmados com os resultados do nosso estudo, que mostram o quanto antibióticos administrados após o parto podem ter efeitos duradouros no sistema nervoso entérico”, disse a fisiologista Jaime Foong, uma das autoras do trabalho. Ela explica ainda que a pesquisa oferece mais evidências da importância da microbiota na saúde intestinal, o que pode levar à introdução de novas estratégias para realizar o tratamento com antibióticos em bebês.

Como foi feito

Os pesquisadores deram uma dose oral do antibiótico a 35 camundongos com 10 dias de nascidos e compararam a evolução com um outro grupo que não recebeu o medicamento. E as diferenças começaram a ser notadas somente no início da vida adulta dos animais.

Os autores explicam ainda que as fêmeas que receberam o antibiótico apresentaram um trânsito intestinal mais lento, ou seja, demoravam mais tempo para digerir os alimentos. Nos machos, foi verificado que as fezes eram menos densas do que as dos demais camundongos masculinos. Mas os cientistas observaram que em ambos os sexos havia mais líquido nas excreções intestinais, como uma diarreia. A publicação diz ainda o grupo de pesquisadores pretende conduzir mais estudos para entender outros impactos dos antibióticos em bebês humanos, entre eles as funções metabólicas e o funcionamento cerebral.

Assista agora o POD&Tudo, o podcast da Pais&Filhos:

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Bebê remédio Pesquisa medicamento