No dia oito de setembro de 2022, a rainha Elizabeth II faleceu no Palácio de Balmoral. Após o falecimento da monarca, o filho mais velho dela, Charles, se tornou rei Charles III.
Após a morte de Elizabeth II, diversos membros da família real compareceram ao local do falecimento para fazer uma visita e aparição pública para os súditos, incluindo o filho mais novo de Charles, príncipe Harry, com a esposa Meghan Markle, que haviam se afastado das obrigações reais.

Segundo o portão britânico The Daily Mail, o rei Charles III teria tentado proibir a visita de a nora Meghan Markle, proibindo que o príncipe Harry a levasse para a visita. Tudo isso foi dito na autobiografia de príncipe Harry, que ainda não teve um lançamento oficial.
Para o portal, uma fonte que permaneceu anônima havia dito que Charles instruiu Harry a não levar Meghan, alegando que seria algo “desrespeitoso”. A fonte alegou: “Charles falou para Harry que não era certo ou apropriado para Meghan estar em Balmoral em um momento tão triste. Foi dito para ele que Kate [princesa de Gales e esposa de príncipe William] não iria e que o número de visitantes deveria ser limitado aos membros da família mais próximos”.