Em anúncio feito pelo governador do estado de São Paulo, João Dória, a partir do dia 11 de dezembro o uso das máscaras ao ar livre está desobrigado. Apesar das novas medidas, o uso das máscaras em locais fechados segue obrigatório, como forma de prevenção contra vírus do covid-19.
Em estimativa realizada pelo governo, 75% da população do estado estaria vacinada até a última terça-feira (23 de novembro) e além disso, o Comitê Científico estipulou outras metas para a tomada de decisão, entre elas:
- Menos de 1.100 casos novos por dia na média móvel
- Menos de 50 óbitos por dia na média móvel
- Menos de 300 internações diárias na média móvel
- 75% da população com o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses)
Apesar de algumas das medidas não terem sido cumpridas ainda, o governo estipula que elas serão realizadas até o dia 11 de dezembro. Em contrapartida, especialistas temem que o abandono do uso das máscaras em ar livre seja precipitado, em consideração aos novos estágios da pandemia.

Segundo o Epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz, Jesem Orellana, ainda não estamos em um momento adequado para a decisão: “Estamos às vésperas das conhecidas aglomerações de fim de ano e das férias de janeiro. Portanto, não soa sensato abrir mão deste importante recurso preventivo”, conta à RBA.