Um cachorro, da raça Border Collie, salvou a vida de Gabriel, um adolecente de 17 anos que estava tendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
![Border Collie](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploads202310boder-collie-cachorro-heroi-cao.jpg)
Axel, como é chamado o animal da família, acordou Amanda e Dainnes Tanner, pais do menino, enquanto arranhava a porta do quarto para sair. Quando o casal abriu a porta, o cachorro se dirigiu ao quarto de Gabriel. Ao entrarem no local, o adolescente estava com problemas para falar e com o lado direito do rosto paralisado.
Ao perceber que havia algo fora do normal, os pais levaram Gabriel direto ao pronto-socorro. Segundo o boletim médico, o garoto passou por um AVC, causado por uma ruptura na artéria que leva sangue ao cérebro do rapaz.
De início, os pais de Gabriel disseram que achavam que Axel apenas queria sair do quarto, e não se preocuparam de forma imediata. Depois disso, decidiram seguir Axel até o outro cômodo da casa e encontraram o adolescente em uma situação de saúde bem delicada.
O neurocirurgião responsável pelo tratamento do adolescente disse que se o jovem tivesse chegado ao hospital um pouco mais tarde, poderia nunca mais se recuperar.
“É incrível que o cachorro deles tenha alertado e iniciado todo esse processo de fazer com que todos acordassem e descessem as escadas”, afirma Sabih Effendi, neurocirurgião e diretor médico de AVC, ao Today Show.
![Border Collie](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploads202310boder-collie-cachorro-heroi-cao.jpg)
Segundo a mãe de Gabriel, a família mudou os hábitos noturnos depois do incidente envolvendo o jovem. “Ele (Axel) agora está dormindo mais com Gabriel, e as portas de Gabriel estão abertas para que ele possa entrar e sair. Ele sempre foi muito sensível a tudo e às emoções de todos em casa” afirmou.