O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira, 9 de agosto, que o Brasil vai comprar 50 mil doses de vacinas contra a “varíola dos macacos“. Em um evento para falar sobre a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes, em João Pessoa, Queiroga reforçou sobre a compra dos imunizantes, mas não divulgou nenhuma data de previsão. Ele afirmou ainda que as vacinas serão adquiridas através da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Segundo o ministro, este lote será destinado a um público específico: “Num primeiro momento [a vacina] será destinada aos profissionais de saúde que lidam com material contaminado. À medida que surgirem evidências, e se for necessário ampliar, todo mundo vai ter que se preparar para ofertar vacinas em maior quantidade”, afirmou Queiroga.
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

O ministro falou ainda sobre o trabalho vigilância epidemiológica contra a monkeypox que tem sido realizado. Segundo ele, a prioridade nesse momento é falar sobre as formas de prevenção, mas citou também uma possível ampliação do número de laboratórios preparados para realizar os testes para diagnosticar a doença.
“Se nós fizermos o diagnóstico, isolarmos essas pessoas e fizermos um anúncio para que se reduza o número de parceiros sexuais, nós podemos baixar essa doença. O que nós precisamos aqui no Brasil é manter a população informada e tomar medidas para diagnóstico, isolamento de casos e as vacinas, logo que tivermos em quantidade maior e se for essa a indicação, elas serão disponibilizadas à população brasileira”, reiterou o ministro.
Imunização
Até então, não existe uma vacina específica para a monkeypox, entretanto existem 3 imunizantes disponíveis usados contra a doença no mundo, segundo informações do portal G1. Uma delas aplicada no Canadá, nos Estados Unidos e na União Europeia, que é a MVA-BN, do laboratório Bavarian Nordic, outra, conhecida por ACAM2000, aprovada apenas nos Estados Unidos e por fim a ACAM2000 desenvolvida no Japão, que pode ser aplicada crianças (LC16).