Na última sexta-feira, 16 de abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a antecipação do envio ao Brasil de 4 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 ainda neste mês. Ainda de acordo com a ONU, existe a possibilidade do número de doses ser dobrado.
Segundo a Reuters, o anúncio do repasse foi feito ainda na sexta-feira, em reunião virtual de dirigentes da ONU e da Organização Mundial da Saúde (OMS) com 22 governadores e 4 vice-governadores do Fórum de Governadores do Brasil.
Com apenas dois imunizantes à disposição – CoronaVac e AstraZeneca – e atrasos no processo de fabricação, o Brasil vacinou até o momento 24,8 milhões de pessoas com a primeira dose, o equivalente a 11,8% da população, e 8 milhões com as duas, o que representa 3,8% da população.
Vacinas começam a ser testadas em crianças
Nos Estados Unidos estão sendo vacinadas contra a covid-19 pessoas a partir dos 16 anos, no entanto, os pesquisadores da Stanford já estão com os olhos voltados para outra faixa etária, as crianças entre 2 e 5 anos. A Faculdade de Medicina começou a administrar doses do imunizante da Pfizer para crianças na última quarta-feira, 14 de abril.

Os testes, segundo o Los Angeles Times, fazem parte de um estudo com 3 etapas, que futuramente vai incluir bebês de 6 meses até crianças de 12 anos. “Nós queremos proteger as crianças tanto quanto os adultos dessa doença”, explica Dr. Yvonne Maldonado, infectologista pediátrico e cabeça desse estudo.