O vulcão Semeru, que fica na ilha de Java, na Indonésia entrou em erupção neste sábado, 4 de dezembro. Com o fenômeno, as famílias precisaram fugir do local. Até o momento, o desastre já causou a morte de uma pessoa, além de ferir 41, de acordo com as autoridades.

Vários moradores da região estão compartilhando vídeos da situação no local, que mostram uma nuvem de fumaça cinza enorme avançando para a as cidades próximas. A erupção ocorreu cerca de 15 horas locais, o que equivale a 3 horas no horário de Brasília.
Indah Masdar, vice-chefe do distrito de Lumajang se pronunciou durante uma coletiva de impressa, afirmando que havia uma vítima fatal e os demais feridos tiveram queimaduras. Com o avanço da lava, equipes de resgate já estão trabalhando para retirar as pessoas da região.

De acordo com o G1, o porta-voz da agência de mitigação de desastres do país (BNPB), Abdul Muhari, afirmou que estão construindo abrigos em várias áreas da região. Apesar da impressão, a AirNav Indonésia, responsável por controlar o espaço aéreo da Indonésia comunicou que o fenômeno não causou impacto significativo nos voos.
O vulcão Semeru está ativo e já havia entrado em erupção em janeiro deste ano, porém, na altura, não deixou nenhuma vítima.