Ficar em casa não é desculpa para parar de se cuidar. Além de dar aquele up na autoestima, deixar o pijama de lado permite ajudar o cérebro a entender que você não está em um momento de lazer. Por isso, vale a pena colocar uma roupa adequada, investir em acessórios e evitar ficar descalça.

É claro que você não precisa se arrumar como se fosse um evento do Oscar (a não ser que essa seja a sua vontade, então capriche), mas ajeitar o cabelo, passar uma maquiagem e trocar de roupa são rituais importantes para entrar na rotina do trabalho à distância.
Rotina em dia
Além de manter o hábito de trocar de roupa antes de começar a trabalhar, é muito importante retomar a rotina, fazendo qualquer adaptação que seja necessária para se adequar a nova realidade da família. O segredo para o melhor funcionamento de todos é a organização e respeito.
Outras ações também podem ajudar a aumentar a produtividade nesse período com as crianças em casa, como a escolha de um local definido para trabalhar. Se possível um escritório, ótimo, se não apenas um espaço em que tenha o mínimo de interrupções.
Também é válido conversar com o seu filho e explicar que quando está ali, está trabalhando e precisa se concentrar. Aproveite que está em casa para curtir os intervalos em família, como o almoço com todo mundo junto na mesa.
Acima de tudo, concentre-se no presente e no que está ao seu controle, sem cobranças exageradas ou inalcançáveis. Crie metas atingíveis e concentre-se no que você consegue fazer agora e não no que não foi possível.