Quando Preta Gil sobe no palco, não é só para cantar – ela compartilha um pouco de sua alma, e, mais recentemente, sua história de força e esperança em meio a uma batalha difícil. Em entrevista no programa “Domingão com Huck”, no último domingo, 30 de março, a cantora e filha do eterno Gilberto Gil, revelou com coragem e transparência os desafios que tem enfrentado desde que recebeu seu diagnóstico de câncer. Preta, com seus 50 anos, mostrou a todos que, apesar das dificuldades, a fé, a ciência e o amor são suas maiores aliadas nesse momento tão delicado de sua vida.

A luta que não se rende
Tudo começou em janeiro de 2023, quando Preta foi diagnosticada com câncer no intestino. Após uma cirurgia, ela anunciou estar curada, mas infelizmente, como acontece em alguns casos, a doença voltou. No ano passado, o câncer se espalhou para outros pontos do seu corpo, afetando linfonodos, o peritônio e o ureter. Apesar das dificuldades, Preta Gil se manteve firme, determinada e otimista, buscando novas formas de tratamento e um caminho para sua cura.
Em uma entrevista emocionante, ela disse que, embora tenha passado por diversas tentativas no Brasil, suas opções para tratar a doença agora estão além das fronteiras do país. “Aqui no Brasil, a gente já fez tudo o que podia. Então agora as minhas chances de cura estão fora do Brasil, é para lá que eu vou”, afirmou.
Fé e ciência para a cura
Uma das palavras que Preta Gil mais repete ao falar sobre seu diagnóstico é “fé”. Para ela, a fé em Deus, nos orixás, nas suas santinhas e, claro, nas novas possibilidades que a ciência oferece, é a base de sua jornada. “Tenho muita coisa pra fazer aqui nessa vida, então, me recuso aceitar que se findou para mim agora. Ainda tenho uma caminhada”, ela afirmou.
A cantora expressou sua gratidão por poder contar com tratamentos avançados no exterior. “Sei que sou uma mulher privilegiada, tenho essa condição de ir pra fora”, disse Preta, destacando sua sorte em poder buscar novas alternativas em outros países. “Eu vou, porque tenho muito amor à vida, muito amor a isso aqui”, compartilhou.
Tenho muito amor a vida!!! pic.twitter.com/GXDmTeSyZA
— Preta Gil (@PretaGil) March 30, 2025
Preta já havia falado sobre o assunto
Após quase dois meses no hospital e um procedimento cirúrgico que durou mais de 20 horas, a artista, de 48 anos, já começa a planejar a próxima fase de seu tratamento. Em uma entrevista exclusiva ao programa Fantástico, a cantora compartilhou os detalhes de sua recuperação e os planos para o futuro.
Em abril, Preta Gil viajará para os Estados Unidos, onde iniciará um novo ciclo de tratamento. Ela explicou que os médicos estão bastante otimistas quanto ao seu estado de saúde e acreditam que ela estará pronta para iniciar essa nova etapa. “Vou para Nova York em abril para fazer um tratamento com medicamentos novos, que estão na fase final de estudo”, revelou. A cantora demonstrou confiança na eficácia desse tratamento experimental, que pode ser uma esperança significativa para sua recuperação.
Embora os próximos passos no tratamento já estejam sendo planejados, Preta Gil ainda está em fase de recuperação após a cirurgia complexa que enfrentou. Depois dos dois meses no hospital, ela voltou para casa para dar continuidade no seu processo de recuperação e revelou que está muito debilitada e que o corpo ainda necessita de cuidados intensivos. “Eu acabei de ter alta do hospital, depois de quase dois meses internada. Ainda estou fragilizada, com o corpo muito debilitado. Tenho que tratar a ferida operatória, fazer fisioterapia, me recondicionar e me fortalecer”, explicou durante a entrevista para a jornalista Maju Coutinho.