Os sinais iniciais que podem indicar uma gravidez são fáceis de identificar. Por isso, é importante que você fique atenta aos sintomas que aparecem no seu corpo. Geralmente, o começo de uma gestação tem sintomas padrão, como enjoos, cólicas e fadiga.
Estes sinais, algumas vezes, surgem até mesmo antes de o teste sair positivo. A seguir, confira uma lista de 5 sinais precoces que podem indicar que você está grávida.
Fadiga intensa
Sentir-se muito cansada, mesmo dormindo bem à noite, não é algo normal. Isso pode não ser só estresse. A fadiga é comum no início da gestação, pois o corpo começa a gastar mais energia para sustentar o desenvolvimento do bebê.
Isso acontece porque a produção de progesterona também aumenta e deixa a mulher mais sonolenta, como se o corpo estivesse pedindo descanso constante. Esse é um dos primeiros sinais que muitas futuras mães notam.
Sensibilidade nos seios
Logo nas primeiras semanas, o corpo já começa a se preparar para a amamentação. Isso pode deixar os seios mais inchados, pesados e sensíveis ao toque.
Inclusive, esse sintoma costuma ser confundido com a tensão pré-menstrual, mas, na gravidez, ele tende a durar mais tempo e ser mais intenso. Com o aumento do fluxo sanguíneo na região, é comum sentir certo desconforto até mesmo ao vestir o sutiã.
Enjoos
Na maioria dos casos, esse sintoma aparece durante o período da manhã, mas, na verdade, ele não tem hora certa para surgir. Eles podem aparecer logo ao acordar, após as refeições ou até mesmo no meio da noite.
Isso acontece por causa das alterações hormonais, principalmente do HCG, que afeta o sistema digestivo de muitas mulheres. Esse sinal costuma aparecer por volta da sexta semana, mas pode variar de pessoa para pessoa.
Inchaço e cólicas
Logo no início da gestação, é possível sentir uma sensação de inchaço abdominal, parecido com aquele que antecede a menstruação.
Algumas mulheres também sentem cólicas leves, como um incômodo no baixo ventre. Esses sinais surgem por causa do aumento do fluxo sanguíneo na região da pelve. Neste caso, seu útero está começando a se adaptar à gravidez.
Como são sinais leves, muitas vezes passam despercebidos, mas vale ficar atenta.
Menstruação com atraso
Esse é o sinal mais evidente de todos! Com o atraso da menstruação, é natural que exista uma desconfiança. Mas nem sempre ele aparece sozinho.
Por isso, se vier acompanhado de outros sintomas, as chances de uma gravidez aumentam. Vale lembrar que estresse, ansiedade ou alterações hormonais também podem atrasar o ciclo, então o ideal é confirmar com um teste.
Como saber se estou grávida?
Notou mais de um desses sintomas? O melhor caminho é realizar um teste de farmácia e, se der positivo, buscar confirmação com exame de sangue.
No entanto, é importante lembrar que cada corpo é único. Logo, cada mulher pode sentir os sinais de uma gravidez da sua maneira. Algumas sentem todos esses sintomas de uma vez. Outras passam semanas sem notar nenhuma mudança.
O importante é estar atenta aos sinais iniciais que podem indicar gravidez e buscar acompanhamento médico.
Leia também
- Cuidados na gravidez: o que você precisa saber se bater a barriga
- O que esperar do primeiro ultrassom na gravidez?