Se você está preocupada com o ganho de peso na gravidez, viemos te aconselhar a não se importar tanto com os quilos extras. Essas mudanças no corpo podem ser positivas!
A quantidade exata de quilos que você vai ganhar depende muito do seu Índice de Massa Corpórea (IMC) antes da gestação. Se você está na faixa considerada normal, a tendência é ganhar de 11 a 15 quilos. Vale lembrar que se a gravidez for de gêmeos, o aumento costuma ser maior.
Esse ganho de peso acontece rapidamente, especialmente nos últimos dois trimestres. Veja 5 maneiras de encarar essas mudanças de forma positiva, de acordo com matéria da Redação Pais&Filhos.
É bom para o bebê
O bebê precisa desses quilos para se desenvolver de maneira adequada. Por isso, mulheres que não ganham peso suficiente durante a gravidez correm mais risco de terem bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer. Isso também pode acarretar problemas de saúde de caráter respiratório, cardíaco e digestivo, tanto no nascimento quanto em outros pontos da vida.
Menos preocupação com calorias
Quando você está grávida, os hormônios alteram sua percepção de sabor, o que gera o famoso desejo por alimentos específicos. Nesse período, eles ficam com um sabor especial e você pode aproveitar esses momentos sem culpa.
Isso porque o seu corpo entra em modo de armazenamento, guardando calorias extras e transformando-as em reserva de gordura. Assim, elas são destinadas diretamente ao desenvolvimento e à nutrição do bebê.
Aumento dos seios
Conforme os hormônios da gravidez aumentam, eles se refletem diretamente em um outro tipo de crescimento: o do tamanho do seu sutiã.
Você pode ganhar até dois quilos nos seios durante a gestação. Esse aumento decorre de fatores como o acúmulo de líquido, o inchaço dos tecidos do corpo e a produção precoce de leite. Se você sempre quis ter seios maiores, este é o momento de aproveitar!
É fácil perder os quilos extras
Em primeiro lugar, lembre-se de que essas mudanças corporais não duram para sempre. Essa é uma ótima maneira de relaxar e se cobrar menos sobre o seu peso na gravidez.
Além idsso, existe outro ponto importante: no instante em que você dá à luz, já perde 4,9kg automaticamente. Depois de algumas semanas, os hormônios de produção de bebês se nivelam, o que interrompe a retenção de peso fluido e o armazenamento de gordura. Desde que você não tenha engordado muito durante a gestação, fazer exercícios moderados vai te ajudar a perder o restante dos quilos relativamente rápido.