A amamentação pode, sim, ajudar na perda de peso! A explicação para isso é simples: para produzir leite, o corpo gasta bastante energia. Isso naturalmente leva à queima das calorias extras. No entanto, uma alimentação saudável também faz toda a diferença no período pós-parto.
Logo abaixo, você confere informações essenciais sobre a relação entre amamentar e emagrecer, além de dicas sobre a alimentação, segundo matéria de Jéssica Anjos para a Pais&Filhos.
Alimentação na amamentação
O desafio começa com a questão da energia. Isso porque o corpo pede carboidratos para repor forças, então muitas vezes, aparece a tentação dos doces.
E esse não é o único fator que influencia os hábitos alimentares no período da amamentação. A rotina nessa fase é muito intensa, então geralmente, sobra pouco tempo para cozinhar. Com a correria, é mais fácil recorrer a um bolo ou a um lanche pronto.
Mas lembre-se de que contar apenas com a amamentação para emagrecer não funciona se a sua alimentação não for equilibrada.
Planejamento é essencial
A organização também faz toda a diferença. Você pode pedir ajuda do parceiro ou de alguém próximo para organizar um cardápio semanal. Além disso, lavar e cortar frutas com antecedência ou até congelar refeições já deixa o dia a dia bem mais fácil.
Mantenha em mente que aceitar ajuda não é sinal de fraqueza. Assim, você consegue se cuidar melhor e isso reflete também no cuidado do bebê.
São muitos benefícios
Uma alimentação saudável faz bem para o corpo e a mente! O que você come pode ajudar até no blues puerperal, aquela tristeza que pode aparecer depois do parto.
Além disso, vale incluir no cardápio comidas que são conhecidas como “alimentos da alegria” e ajudam na produção de neurotransmissores, como o abacate e os peixes. Os benefícios não param por aí: esses últimos ainda fortalecem a comunicação entre os neurônios.
Passear faz bem!
Dar uma volta com o seu bebê pode ser exatamente o que você precisa para espairecer. Sair de casa e respirar ar novo podem ajudar na sua disposição e no bem-estar emocional. Uma boa caminhada pode até te ajudar a ter mais disposição para manter uma alimentação equilibrada!
Leia mais
- Meu bebê está recebendo leite suficiente na amamentação?
- 3 dicas para tornar a amamentação mais tranquila









