Durante a gravidez, é comum confundir gases com contrações. No entanto, entender as diferenças pode ajudar a identificar sinais reais de trabalho de parto. A observação de padrões e sintomas específicos é essencial para distinguir entre essas duas condições. Conheça as melhores formas de diferenciar os sintomas, segundo a Parents.
Irregularidade vs. regularidade das contrações
Geralmente, os gases causam dores agudas e repentinas, que podem ser aliviadas com a liberação de gases ou evacuação. Essas dores, por sua vez, são irregulares e não seguem um padrão específico. Por outro lado, as contrações de trabalho de parto começam de forma irregular, mas com o passar do tempo tornam-se progressivamente mais frequentes, intensas e regulares. Além disso, elas não diminuem com mudanças de posição ou atividades.
E quanto à localização da dor?
A dor causada por gases geralmente se concentra na parte inferior do abdômen ou na região intestinal. Já as contrações de trabalho de parto provocam uma sensação de aperto ou endurecimento no útero, que pode ser sentido em toda a barriga. Essa sensação de endurecimento é, portanto, uma característica típica das contrações reais.
Quais são os sintomas de trabalho de parto?
Além das contrações regulares, existem outros sinais importantes que indicam que o trabalho de parto pode estar começando. A perda do tampão mucoso, uma secreção espessa e rosada, é um desses sinais, pois indica que o colo do útero está se preparando para o parto. Outra indicação relevante é a ruptura da bolsa amniótica, que libera o líquido amniótico e sinaliza que o bebê pode estar a caminho.
Além disso, muitas mulheres sentem um aumento significativo da pressão na região pélvica, causada pela descida do bebê. Portanto, se você notar qualquer um desses sinais acompanhados das contrações, é fundamental entrar em contato com seu profissional de saúde imediatamente para receber orientações e garantir a segurança da mãe e do bebê.
Duração e frequência das contrações
As contrações de trabalho de parto geralmente duram entre 30 e 70 segundos e ocorrem a cada 5 a 10 minutos. Caso você perceba que as contrações estão se tornando mais frequentes e durando mais tempo, isso pode ser um sinal de que o trabalho de parto está começando. Por isso, é essencial monitorar a duração e a frequência das contrações para informar seu profissional de saúde adequadamente.