Gravidez

Larissa Manoela descobre ovário policístico durante ultrassom: entenda os riscos da síndrome

Reprodução/Instagram

Publicado em 20/09/2022, às 11h44 - Atualizado às 12h44 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nesta terça-feira, dia 20 setembro, a atriz Larissa Manoela descobriu que tem um problema de saúde delicado após  após realizar um ultrassom. Por meio das redes socias ela anunciou que segundo os resultados dos exames ela está com  ovário policístico, um problema no útero que pode levar à infertilidade.

Larissa relatou por meio do Twitter que:”Ontem através de um ultrassom detalhado eu descobri que além de endometriose eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher”. A atriz também se mostrou esperançosa com o tratamento da doença e finalizou dizendo que: “O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas tô certa de que vou encontrar o melhor tratamento pra ambas as doenças!”.

Síndrome dos Ovários Policísticos x gravidez

Se você está tendo dificuldades de engravidar, há possibilidade de que o vilão seja a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos). O problema atinge entre 7% a 9% das mulheres em idade reprodutiva e exige muita atenção.

O obstetra Alberto d’Auria, do Hospital e Maternidade Santa Joana, pai de Alberto e André, explica que a SOP surge de um desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos “permanentes” no ovário. Segundo o médico, eles mudam a estrutura do órgão, tornando-o maior que o normal.

“Essa disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos em excesso, fazendo quem tem a síndrome ovular com menor frequência e ter ciclos menstruais irregulares”, diz. Com isso, os planos de maternidade são dificultados.

Conforme o obstetra, as mulheres com histórico familiar ou alguma disfunção metabólica são as mais propensas à síndrome. “Queixas de irregularidade menstrual, excesso de pelos, acne, cabelo com muita oleosidade e episódios de agressividade são sinais de alerta”, ressalta.

Para as mulheres com SOP que querem engravidar e não estão conseguindo, são indicados tratamentos de indução à ovulação e a inclusão de exercícios físicos à rotina. A visita ao ginecologista, neste caso, é imprescindível. Outra dica é não só dar atenção aos exames femininos, mas estar a par da saúde do parceiro antes de se iniciar qualquer tipo de tratamento. “Cada tentativa vale ouro, então não se deve ‘desperdiçar’ óvulos sem ter certeza de que o pai está com a fertilidade em dia.”

Depois de conseguir engravidar, a mulher que teve a síndrome não passa por quase nenhuma restrição extra em relação a quem não teve. O obstetra lembra, inclusive, que a gestação funciona como uma espécie de “tratamento” do problema. Mas, calma, isso não significa que ela não tenha que estar vigilante. “É  preciso cautela com o ganho de peso, pois as mulheres com SOP têm mais chances de desenvolver diabetes gestacional e hipertensão”, conclui.

Assista agora ao POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com Betho Fers e Erick Silva!

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Comportamento pfnoinsta Gravidez Aconteceu comigo Maternidade Famosos filha relato infertilidade ovário