O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um dos métodos contraceptivos mais eficientes. De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, ele é até 20 vezes mais eficaz que as pílulas anticoncepcionais.
Mas e se você decidir engravidar enquanto ainda está com o DIU? A parte boa é que, de acordo com especialistas, sua fertilidade costuma “voltar” rapidamente depois da retirada do dispositivo.
Logo abaixo, você encontra mais informações sobre o tema, segundo o site americano Parents.
Como funciona o DIU?
Existem dois principais tipos de DIUs: o de cobre e o hormonal. Ambos são pequenos instrumentos de plástico e têm o formato da letra “T”.
Quanto às diferenças, o primeiro libera cobre dentro do seu útero. Isso interfere, principalmente, com o movimento dos espermatozoides. Dessa forma, eles têm mais dificuldade para chegar aos óvulos, o que evita a concepção.
Já o DIU hormonal secreta progestina no útero, o que engrossa o muco cervical e dificulta a passagem dos espermatozoides.
Quando você consegue engravidar?
Se você gostaria de engravidar logo, temos uma boa notícia! O DIU não interfere com a ovulação, como é o caso das pílulas anticoncepcionais.
Por isso, sua fertilidade deve retornar pouco tempo depois de retirá-lo. Isso vale tanto para os DIUs de cobre quanto para os hormonais.
Inclusive, um estudo piloto de 2015 publicado descobriu que as taxas de fertilidade de mulheres que já haviam usado DIU eram similares às das pessoas que nunca usaram esse método.
DIU e outros métodos de contracepção
Diferentemente do DIU, os métodos de contracepção hormonais liberam progesterona no corpo. Dessa forma, eles dificultam a concepção porque interrompem a ovulação.
Estudos mostram que, com os contraceptivos orais, a fertilidade costuma levar por volta de 3 meses para retornar. Para quem tomou a injeção Depo-Provera, a ovulação pode levar de 5 meses a um ano para voltar ao normal.
O que esperar?
A remoção do DIU é um processo relativamente simples e geralmente leva apenas alguns minutos. Aliás, pode ficar tranquila: removê-lo é bem mais fácil do que inseri-lo.
Depois da retirada, é normal ter pequenos sangramentos, que podem durar alguns dias. Além disso, você pode retomar suas atividades normais imediatamente.
Porém, se você tiver febre, cólicas intensas ou sangramentos muito fortes, procure um médico imediatamente.
E se eu não engravidar?
Está tudo bem se você não conseguir engravidar logo de cara. Afinal, cada corpo é único, então a retomada da fertilidade também é diferente em cada caso.
Alguns dos aspectos que podem influenciar esse processo são:
- Idade
- Estilo de vida
- Histórico familiar
- Saúde em geral
Pensando em um casal jovem padrão, é possível levar de 4 a 6 meses para engravidar. Mas, de acordo com a endocrinologista Dra. Melissa Esposito, 85% a 90% das mulheres conseguem conceber dentro do período de 1 ano.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Dor pélvica na gravidez: quando você deve se preocupar?
- Quais são as causas da acne na gravidez e como tratar?









