Gravidez

Quer saber se está grávida? Veja os principais sintomas

Foto: istock

Publicado em 07/05/2018, às 15h43 - Atualizado às 15h45 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


A pulga atrás da orelha geralmente aparece quando a menstruação atrasa. Mas existem outros sintomas que podem indicar uma gravidez, sem ser o mais conhecido. Mas lembrando que esses sinais podem variar de mulher para mulher, afinal, são corpos diferentes. Apesar dessas variações, existem sintomas que são mais comuns, e por isso, estão mais presentes quando o assunto é gravidez. Quando a concepção se dá, o corpo da mulher começa a produzir o hormônio da gravidez, chamado Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG), que é o principal responsável por demostrar os sinais de uma gestação. Esse vai e vem de níveis de hormônios traz várias mudanças no corpo que podem ser percebidos no início de uma gestação.

O Dr. Alberto Guimarães, obstetra e pai de Beatriz e João Victor, contou quais são esses sinais. Além da ausência de menstruação, os mais comuns são: “dores nas mamas, náuseas e vômitos em algumas mulheres, uma certa moleza, como se fosse um estado de não querer fazer nada.” Além disso, outro sintoma que pode ser confundido com uma cólica é comum. “Eu considero muito comum nessa fase inicial da gravidez uma dor abdominal, como se a mulher tivesse uma sensação de que vai menstruar”.

Existem outros sintomas, não tão comuns, que podem parecer apenas estranhos, e não sinais de uma gravidez, como a vontade de comer coisas que antes você não gostava tanto. Além disso, enquanto algumas tem uma certa prisão de ventre, opostamente outras mulheres podem ter durante esse período um intestino mais regular.

Não existe uma ordem certa para esses sintomas aparecerem. O mais comum é dor nas mamas seguida por ausência de menstruação e a dor abdominal, parecida com uma cólica.

Por mais chatos que sejam esses acontecimentos, é importante lembrar que é tudo passageiro. “A maioria desses sintomas diminuem e desaparecem em torno da 12ª semana de gravidez”. Então, a dica do obstetra é tentar tornar esses momentos como uma fonte de algo positivo e pensar que, apesar de incômodos, esses sintomas aparecem e tendem a ir embora.

Leia também

6 sintomas estranhos da gravidez que você não conhecia

Sangramento na gravidez? Te ajudamos a saber quando é normal

Você já ouviu falar em gravidez ectópica?

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Gravidez Mãe Mulher