• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Gravidez

Relato de mãe: “Me sinto um fracasso por ter tido dois filhos prematuros”

Por Redação Pais&Filhos
18/11/2021
Em Gravidez
A mãe teve os dois filhos prematuros

A mãe teve os dois filhos prematuros Reprodução/Kristy Ketley /The Mirror

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Uma mãe decidiu fazer um relato sobre como foram as duas vezes em que deu à luz bebês prematuros: “Dar à luz inesperadamente com 32 semanas não foi como eu pensei que minha jornada para a maternidade iria começar. Dizer que foi um momento difícil é um eufemismo. Foi exaustivo, tanto fisicamente quanto mentalmente, e embora o pior de tudo fosse minha filha estar a quilômetros de distância por um mês (sem poder ficar com ela), demorou muito depois que ela chegou em casa para ser mais fácil.

Eu então, três anos e meio depois e após uma difícil decisão de ter outro bebê, dei à luz prematuramente de novo. Uma das coisas mais difíceis de enfrentar foram os esmagadores sentimentos de culpa. Culpa porque não mantive meus bebês seguros por tempo suficiente. Culpa por ter feito meu marido e minha família passarem por uma tremenda preocupação e estresse, e culpa porque havia outros bebês na Unidade de Cuidados Especiais que estavam em situação pior do que a minha e, tragicamente, não conseguiram chegar em casa.

A culpa da mãe chega com o bebê, quer você tenha dado à luz prematuramente ou não, mas a culpa de uma mãe prematura está fora da escala. Junto com a culpa, senti um grande fracasso. Eu senti como se tivesse falhado no primeiro nível de maternidade e fazer isso duas vezes foi difícil. Fiquei preocupada porque, se não pudesse carregar um bebê a termo, que chance eu teria de ser boa no resto da maternidade?

Parece ridículo, eu sei, mas quando as pessoas me disseram que eu era boba por me sentir assim, não foi útil. Veja, as pessoas muitas vezes não têm certeza do que dizer aos pais prematuros e, embora seus pensamentos e palavras sejam bem intencionados, podem fazer com que você se sinta pior. Me dizer para não me sentir culpado é uma das cinco coisas que me disseram que eu gostaria que não tivesse acontecido.

LeiaMais

Mulher grávida deitada com as mãos na barriga

Músicas para a hora do parto: pesquisa revela o que tem tocado na ‘playlist das gestantes’

4 de novembro de 2025
Clube Pais&Filhos lança programa que apoia mulheres empreendedoras e cria rede de renda extra

Clube Pais&Filhos lança programa que apoia mulheres empreendedoras e cria rede de renda extra

31 de outubro de 2025
Mulher deitada com constipação pós-parto.

Como lidar com a constipação e a diarreia pós-parto?

31 de outubro de 2025
Tecido costurado com linha vermelha representando a infecção pós-cesariana.

Quais são os sinais de infecção depois da cesariana?

22 de outubro de 2025
A mãe teve os dois filhos prematuros
A mãe teve os dois filhos prematuros (Foto: Reprodução/Kristy Ketley /The Mirror)

‘Aproveite ao máximo o sono que você está tendo’ foi outra joia. Isso em relação a eu ir para casa todas as noites, deixando meus bebês para trás. O pensamento era que eu iria para casa e teria uma noite inteira de sono.  Quando você dá à luz prematuramente, seu bebê é alimentado por uma sonda e você é incentivada a extrair leite. A cada duas horas, eu era ligada como uma vaca leiteira a uma bomba tira leite, inclusive durante a noite. “Dormir enquanto o bebê dorme ” é um conselho péssimo na melhor das hipóteses, mas é realmente um lixo quando você é um pai prematuro.

Meus bebês dormiam quase 24 horas por dia; teria sido incrível pegar no sono enquanto eles dormiam, mas em uma unidade de UTI  há máquinas constantemente emitindo bips, pessoas entrando e saindo e nenhuma cama ou sofá confortável, portanto, dormir um pouco raramente acontece. Além disso, na segunda vez, eu tinha um filho de três anos que também precisava de mim.

‘Eles obviamente mal podiam esperar para conhecê-lo. ‘  Este foi o caso que eu senti colocar a culpa nos meus filhos, e a mãe superprotetora em mim ficou bastante zangada. Eles estavam mais perto de eu estar na minha barriga do que em uma incubadora, mas também eu tinha que deixá-los e ir para casa todas as noites, o que significava ficar separado em qualquer lugar de oito a 12 horas. Tenho quase certeza de que eles não ‘escolheram’ chegar mais cedo.

‘Você pode começar a ser uma mãe de verdade agora.’ Disse-me quando levei minha filha para casa. Isso me fez sentir que as pessoas pensavam que eu não era uma boa mãe e piorou meus sentimentos de culpa e fracasso. Do jeito que nossa jornada começou, não significa que eu não seja uma ‘mãe de verdade’.

‘Você teve sorte de não ter que passar pelo final da gravidez.’ Perder a final foi difícil, eu meio que sofri por isso. Outras novas mães ainda têm seus caroços por algumas semanas após o nascimento. Eu tinha o que eu descreveria como um balão vazio, e ninguém teria imaginado que eu tinha acabado de dar à luz se os visse sem meu filho, o que me deixou muito triste. Eu também preferia ter passado da data do parto e trazido meu bebê para casa comigo, a dar à luz prematuramente.”, finalizou a mãe.

 A mãe desabafou dizendo que se sentiu um fracasso por não ter ido até o final da gestação
A mãe desabafou dizendo que se sentiu um fracasso por não ter ido até o final da gestação (Foto: Reprodução/Kristy Ketley /The Mirror)
Tags: bebês prematurosfracassoGestaçãoMãeopiniõesrelato de mãetristeza
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Os pais devem ficar atentos à exposição do bebê ao sol

Queimadura solar: o que fazer para cuidar e evitar o problema na pele do seu filho

Receita de torta cremosa de frango.
Família

Receita simples e deliciosa de torta cremosa de frango

Por Beatriz Men
6 de novembro de 2025
0

Se você está procurando uma receita prática e saborosa para reunir a família em torno do almoço ou jantar, a...

Leia maisDetails
Menina aprendendo a tocar violão em casa

Educação musical infantil: será que vale a pena investir desde cedo?

6 de novembro de 2025
Criança sentada no sofá, usando fones de ouvido e mexendo no celular

O Discord é seguro para crianças? O que pais precisam saber sobre a plataforma

6 de novembro de 2025
Prato com biscoitos amenteigados de diferentes formatos

Receita de biscoito amanteigado recheado de brigadeiro

6 de novembro de 2025
Megafone representando os impulsos infantis.

5 formas de ajudar seu filho a controlar impulsos

6 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.