
Na manhã desta terça-feira, 24 de março, às 09h15, as secretarias estaduais de Saúde divulgaram um novo boletim sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. Os casos confirmados já chegam em 1965, além das 34 mortes no país.
De segunda para terça-feira, Sergipe registrou mais cinco casos da doença, chegando em 15 infectados no total, sendo 12 deles na capital do estado, Aracaju. Ainda no mesmo espaço de tempo, em todo o Brasil foram confirmados 74 casos de covid-19.
Caso mais jovem

Na última terça-feira, 23 de março, um homem de 33 anos foi a vítima mais jovem a morrer pelo novo coronavírus no Brasil. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, assim como informa o G1, ele tinha uma comorbidade (doença prévia), que ainda não foi explicada pela pasta.
Até a tarde, o país registrou 30 mortes apenas na cidade de São Paulo e quatro no estado do Rio de Janeiro, sendo em Niterói, Miguel Pereira, Petrópolis e Rio de Janeiro. Dos que estavam na capital paulista, as idades eram de 33, 68, 75, 76, 77 e 78, 80 e 88 anos.
Até o momento, o estado de São Paulo apresenta 745 casos confirmados de pessoas infectadas pela doença. Das 30 mortes na cidade, 28 eram pessoas idosas. Antes da confirmação do jovem de 33 anos, um manobrista de 49 anos faleceu no sábado, 21 de março, e até então era a vítima mais nova.
Coronavírus: como prevenir sua família

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China. Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- lavar as mãos com frequência, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!