• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Notícias

Febre amarela: acabe com a dúvida sobre a vacina padrão e a fracionada

Por Redação Pais&Filhos
07/02/2018
Em Notícias

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

O crescimento de casos de febre amarela no país têm deixado os pais em alerta e, caso você esteja em área de risco, é preciso estar bem orientado com relação à vacinação. Principalmente aos riscos de efeitos adversos, aos critérios para a vacina e aos cuidados caso a dose seja fracionada.

Pensando nisso e na responsabilidade dos pais e dos especialistas, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) preparou um documento detalhado por meio dos Departamentos Científicos de Infectologia e de Imunizações, onde você pode se orientar.

Dose fracionada

Antes de tudo, é importante lembrar que ainda existem lacunas importantes em relação ao uso de doses fracionadas da vacina de febre amarela como a duração de proteção oferecida; torna imune apenas populações específicas e tem efeitos colaterais.

LeiaMais

Geralmente, uma ou duas consultas com o dentista são necessárias na gravidez (Foto: Freepik)

Pré-natal odontológico: por que a saúde do bebê começa na barriga da mãe?

28 de novembro de 2025
Benefícios da amamentação para o bebê e a mãe

Benefícios da amamentação para o bebê e a mãe

28 de novembro de 2025
Bebê que costuma espirrar bastante.

Mães estressadas podem antecipar a dentição do bebê; entenda

27 de novembro de 2025
Imagem de diferentes tipos de remédios

Remédios “viram balas” em escolas e acendem alerta imediato para os pais

27 de novembro de 2025

E são essas populações específicas que podem tomar a vacina. Crianças a partir de 2 anos de idade podem tomar desde que não apresentem condições clínicas especiais. Para as menores, é indicada a dose padrão. O mesmo vale para o caso de crianças que forem fazer uma viagem internacional para um país que exija o Certificado Internacional de Vacinação.

A campanha de vacinação com a dose fracionada vai acontecer entre o fim de janeiro e o início de março em determinados municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.  Para aumentar ainda mais a segurança de pacientes e familiares, a Sociedade Brasileira de Pediatra destaca alguns pontos que devem ser observados na hora de receber a dose no posto de saúde.

Interferência: é importante prestar atenção nas diferentes vacinas que você e seu filho tomam ao mesmo tempo ou em um curto período. De acordo com os pediatras, para evitar interferência na proteção das vacinas, a para febre amarela não deve ser administrada simultaneamente com a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) em crianças menores de 2 anos de idade. A orientação é que tenha pelo menos um intervalo de 30 dias depois. As demais vacinas do calendário podem ser administradas no mesmo dia que a vacina febre amarela.

Medicações: Alguns grupos não devem ser imunizados contra a febre amarela como, por exemplo, as crianças com menos de seis meses de idade; e o das pessoas que fazem uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Natalizumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe e outros terminados com MOMAB, XIMAB, ZUMAB ou UMAB). A regra também se aplica para os transplantados de órgãos sólidos e pessoas com doença oncológica em quimioterapia e ou radioterapia.

No caso das mães moradoras de área com transmissão ativa da febre amarela e que estiverem amamentando criança menor de 6 meses de idade, pode ser administrada uma dose fracionada. No entanto, a amamentação deve ser suspensa por 10 dias após a vacinação. Mulheres que moram em áreas sem transmissão ativa não precisam tomar a vacina.

Reações: crianças, adolescentes e adultos com história de reação alérgica grave ao ovo e a gelatina, podem receber a vacina após avaliação médica e em ambiente com condições de atendimento de urgência/emergência. Mulheres em idade fértil vacinadas devem evitar a gravidez até 30 dias após a vacinação.

Mas não precisa de pânico! Segundo a SBP, a vacina de febre amarela é, de maneira geral, bem tolerada. Segundo os especialistas, a partir do terceiro ou quarto dia da vacinação, 2% a 5% dos vacinados têm sinais como febre, dor de cabeça, dores musculares, entre outros sintomas.

Leia também:

Fique de olho! Imunologista esclarece dúvidas sobre a febre amarela 

Vacina contra febre amarela pode ser incluída no calendário infantil

3 vacinas que a grávida precisa tomar

Tags: AgendaNotíciasSaúde
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Que desespero! Mãe dá à luz ao 6º filho no corredor do hospital

Que desespero! Mãe dá à luz ao 6º filho no corredor do hospital

Receita fácil de rabanada para o Natal sem óleo, na Air Fryer.
Família

Receita fácil de rabanada para o Natal: sem óleo, na Air Fryer

Por Beatriz Men
1 de dezembro de 2025
0

À medida que o Natal se aproxima, muitas famílias começam a planejar o cardápio da ceia, buscando opções que unam...

Leia maisDetails
Bombom de uva na travessa para o Natal receita simples e deliciosa.

Bombom de uva na travessa para o Natal: receita simples e deliciosa

1 de dezembro de 2025
Receita fácil de cookies de banana e aveia que ajuda os pais a oferecerem um lanche mais saudável, prático e cheio de sabor para as crianças. Foto: Freepik

Receita simples de cookies de banana e aveia para surpreender no lanche da família

30 de novembro de 2025
criança irritada, com as mãos na cabeça

Seu filho está com sobrecarga de estímulos?

30 de novembro de 2025
Faça sua própria decoração no Natal dicas de artesanato do especialista Marcelo Darghan.

5 decorações de Natal fáceis e manuais para fazer com crianças, segundo especialista

30 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.