TIPOS DE GESTAÇÕES GEMELARES
Existem os gêmeos monozigóticos ou gêmeos univitelinos, que são idênticos geneticamente e possuem características físicas semelhantes. Já os gêmeos dizigóticos ou gêmeos bivitelinos, não são geneticamente iguais e podem até ter o sexo diferente, é o mais comum.
QUAL A CHANCE?
A possibilidade de engravidar de gêmeos é de 1 para 80 e pode ser maior se houver histórico na família. Mas também pode acontecer por conta do uso de medicamentos para a fertilidade, já que muitas vezes causam a liberação de mais de um óvulo durante o ciclo.

CONEXÃO DESDE A BARRIGA
Acredite se quiser: os gêmeos interagem, se tocam e brincam juntos desde o útero. A descoberta feita em 2011 foi do pesquisador Umberto Castiello, da Universidade de Pádua, na Itália. Ao analisar vídeos em 3D de bebês ainda na barriga da mãe, ele encontrou imagens de gêmeos com 14 semanas de gestação estendendo os braços um para o outro e com 18 semanas eles tocavam um ao outro com mais frequência do que tocavam seus próprios corpos.
40% DOS GÊMEOS INVENTAM SUAS PRÓPRIAS LÍNGUAS
Você já deve ter reparado que os bebês, antes mesmo de aprender a falar, tentam se comunicar em uma língua que só eles entendem – mesmo. Uma pesquisa feita em Roma, na Itália, chama isso de “línguas autônomas” e diz que os gêmeos usam um ao outro como modelos de desenvolvimento da linguagem. É muito fofo, mas desaparece com o tempo, assim que eles aprendem uma língua real.
Leia também:
Gravidez de gêmeos: saiba como funciona o teste que detecta esse tipo de gestação na 9ª semana.
Vídeo de gêmeos se consolando após o nascimento bomba na internet.
Mãe faz lista para testar se você daria conta de ter trigêmeos.