Engravidar

Paolla Oliveira comenta decisão de congelar óvulos aos 37 anos: “Tratei de me cuidar”

Paolla Oliveira está no ar em “A Dona do Pedaço” (Foto: Reprodução / Instagram @

Publicado em 01/07/2019, às 08h14 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Paolla Oliveira está no ar em “A Dona do Pedaço” (Foto: Reprodução / Instagram @paollaoliveirareal)

Paolla Oliveira que está fazendo muito sucesso com a personagem Vivi, em “A Dona do Pedaço” revelou um pouco mais da vida pessoal. Em entrevista para o jornal O Globo, a atriz contou sobre questões pessoais como, casamento e filhos. Em relação a casar, Paolla não se mostrou interessada.

“Não tenho vontade de casar. Talvez essa tenha sido uma questão para o meu pai, mas tive essa conversa com ele. Levo a vida sem a obrigação de ter que estar em algum lugar. E, mais importante, não gosto de ter que me encaixar em rótulos, padrões”, explicou.

Para conseguir explicar melhor o posicionamento, a atriz comparou a pressão a uma roupa apertada. “Essa pressão me incomoda como uma roupa apertada. Ainda consigo sair dessa com o coração tranquilo para tomar as minhas atitudes, mas fico chateada quando amigos ao meu redor cedem e resolvem casar só porque estão há muito tempo com alguém”, contou.

Paolla contou que a personagem está prestes a casar por pressão social, e por isso tem pensamentos bem diferentes. “Acho que é por isso que as pessoas estão tão infelizes. Pressão social existe e cabe a gente não ceder. Todos os dias, acordo e deixo um espaço aberto para o que ainda vai acontecer”, revelou.

Questionada sobre ter filhos, a atriz brincou sobre a situação de estar no momento de engravidar. “Diz que tá na hora (de ter filhos), pode falar (risos). Não sou a dona da minha vida?  E, para não ficar à mercê do tempo, tratei de me cuidar e fiz o congelamento de óvulos. Eu não sei se quero ter filhos, não sei o dia de amanhã”, falou sinceramente.

Apesar da dúvida, Paolla revelou que congelou seus óvulos caso queira ter filho no futuro. “Não é um procedimento muito legal, tomei muito hormônio, a dose máxima. Agora estou bem, feliz e ponto”, declarou.

Entenda o congelamento de óvulos

A especialista em reprodução humana Ana Lucia Beltrame, mãe de Rafael e Guilherme, conta que a técnica de congelamento melhorou muito nas últimas três décadas. “Se na década de 80 somente 10% dos casos davam certo, hoje esse número aumentou para 30% e 40%”, explica.

Quem faz?

A vitrificação é indicada para mulheres que têm idade superior a 35 anos; as que têm histórico de menopausa precoce na família; para as que passarão por quimioterapia ou radioterapia; as que desejam conservar sua fertilidade; e para casais que obtiveram óvulos em excesso durante um processo de fertilização in vitro.

Como funciona?

O processo é feito em duas etapas. Primeiro é induzida a ovulação por meio de aplicação de medicação. Essa etapa dura de 9 a 11 dias. Em seguida é feita a coleta do óvulo. “Por meio do ultrassom, eu consigo visualizar os folículos dos ovários. Pela medida do folículo, vejo quando o óvulo está maduro”. Isso indica que o folículo pode ser extraído. A coletagem do folículo é feita por meio de um procedimento realizado em ambiente cirúrgico, com sedação venosa e que dura em torno de 15 minutos”.

Riscos

De acordo com o presidente do Instituto Ideia Fértil e professor responsável pelo setor de genética e reprodução humana da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Caio Parente Barbosa, de 3% a 5% das mulheres que são submetidas à fertilização podem ter síndrome da hiperestimulação ovariana.

“Normalmente em um ciclo menstrual fisiológico o organismo da mulher libera um óvulo. Quando a mulher é submetida ao processo de indução, chega a produzir de 15 a 20 óvulos. Para que os óvulos sejam liberados de dentro dos folículos, os vasos sanguíneos liberam substâncias que rompem as paredes desses folículos. Como a produção de óvulos está acima da média, a quantidade de substâncias também aumenta e podem vazar para dentro do abdômen e do tórax”, alerta.

Os principais sintomas são desconforto abdominal, dificuldade de respirar e aumento da circunferência abdominal. Barbosa diz, no entanto, que existem medicamentos que diminuem e formação de líquido. Por isso é importante o acompanhamento constante de um profissional durante todas as etapas do procedimento.

Leia também:

10 erros comuns na hora de tentar engravidar

Gravidez tardia: existe idade limite para engravidar?

Mulher tenta engravidar durante um ano e após usar método diferente descobre que está esperando cinco bebês

Mais lidas

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

Notícias

Ex-jogador do Real Madrid descobre que não é pai da filha após tatuar o nome da bebê

Notícias

Filho de Maguila critica parentes em discurso do velório: "A gente vê quem é quem"


Palavras-chave
Notícias Gravidez Famosos