Nesta quarta-feira, dia 28 de dezembro, Maiára Quiderolly, influeciadora digital e esposa do ex-jogador do Corinthians Jô, deu à a seu primeiro filho com o atlteta. Em uma publicação nos Stories do Instagram ela contou que o parto de João Gabriel durou cerca de 30 horas. Além disso, no post ela contou detalhes de como foi nascimento do filho.
“Ele chegou. Gente, tudo bem? Desculpa o sumiço. Estou bem, o João está bem. Fiquei sumida porque estou no hospital desde o dia 26. Fiquei tentando o parto normal, fiquei mais de 30 horas tentando, mas o João não encaixou, ele não desceu, e tivemos que ir para a cesárea, e ele nasceu hoje, dia 28. Tentei, fui forte, ele foi mais forte ainda, tentou me ajudar o máximo que ele podia, ele tentava encaixar, mas ele não encaixava. Deu mais de 30 horas até ele nascer. E foi tudo bem, graças a Deus”, relatou ela na rede social, mostrando a mãozinha do bebê.
Cicatriz da cesárea: como cuidar e quais tratamentos ajudam a melhorar a aparência
O parto cesárea, quando indicado de maneira correta pelo obstetra, é uma cirurgia que pode salvar a vida da mãe e do bebê quando existem riscos em relação à saúde dos dois. Como toda cirurgia, ela deixa marcas na pele – e ainda que a cicatriz da cesariana seja o marco de um momento muito importante para a vida da mulher, isso pode virar uma questão (principalmente estética).
“A cicatriz da cesárea deve ficar uma linha fina. Ela pode dar uma engrossada, mas ainda sem nenhum tipo de alargamento e não deve ter nenhum tipo de vermelhão. Caso isso aconteça, provavelmente é um queloide que está querendo se instalar”, explica Eduardo Fakiani, cirurgião plástico e médico da Clínica Fakiani, pai de Beatriz e Eduardo.
Quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea?
“O tempo de cicatrização de todos esses pontos pode girar em torno de 40 dias, apesar de variar de mulher para mulher. Por isso, é importante que haja uma primeira avaliação médica da mulher entre 10 a 15 dias após o parto e, depois, aos 40 dias. A recuperação também fica a depender dos fios utilizados no procedimentos que variam a força de tensão entre 30 – 90dias, que ficam a critério da experiência e rotina de cada cirurgião e hospital”, detalha o Dr. Rony Grabarz, ginecologista e obstetra, pai de Fernanda e Catarina.
Quais os cuidados se deve ter com a cicatriz da cesárea?
“Os cuidados podem começar desde o início da gestação, pela escolha de uma alimentação balanceada, prática de atividade física orientada para esse período e hidratação da pele, principalmente da barriga, que sofrerá mudanças nesse período”, conta a Dra. Alice Andrade, cirurgiã plástica, filha de Áurea Priscila e Alfredo.
Depois do nascimento do bebê, é preciso redobrar os cuidados – principalmente porque tudo será novidade e a rotina estará mais agitada do que nunca com a função de cuidar de um recém-nascido. “O bebê passará a ser a prioridade, mas simples medidas podem fazer parte dessa fase como: após o banho deixar a área com os pontos da cirurgia sempre bem secos e sem umidade, usar calcinhas mais altas, que permitam uma leve compressão sobre a cicatriz e com a retirada dos pontos a puérpera pode começar a usar cremes hidratantes com proteção solar no local da cicatriz”, orienta a cirurgiã plástica.
Outras dicas que o Dr. Grabarz dá em relação aos cuidados mais básicos com a cicatriz da cesárea envolvem manter o local do corte sempre muito bem higienizado. “Limpe a região do corte somente com água e sabão e não se esqueça de manter o local bastante seco após a lavagem, principalmente as mulheres que tem barriga de avental, com aquela dobra em cima do corte. Não utilize nenhum tipo de creme sobre o corte. Se você tiver tendência à formação de quelóides seu médico poderá orientá-la sobre alguns cuidados adicionais”, diz. Além disso, você não deve colocar bolsas de gelo ou de água quente em cima da cicatriz. “Como a mulher perde a sensibilidade do local, o risco de queimar a pele é muito grande”.