• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Recém-Nascido

Recém-nascido: 6 dúvidas que toda mãe de primeira viagem tem

Por Rhaisa Trombini
24/04/2019
Em Recém-Nascido
Ser mãe de primeira viagem não é nada fácil, mas calma, vamos te ajudar!

Ser mãe de primeira viagem não é nada fácil, mas calma, vamos te ajudar! Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar
Ser mãe de primeira viagem não é nada fácil, mas calma, vamos te ajudar! (Foto: Getty Images)

Pais de primeira viagem costumam se preparar teoricamente para a chegada do bebê. Mas, na hora do vamos ver, quando alguns sintomas que não estavam no “script” aparecem no recém-nascido, a preocupação vem junto – só que em dobro! E isso é completamente normal, já que estão encarando a difícil tarefa de serem mãe e pai pela primeira vez.

E atire a primeira pedra quem nunca ligou para o pediatra ou foi parar no hospital no meio da noite e, no final das contas, não era nada demais. Pois é, a gente sabe como é… Para te ajudar a diferenciar o que realmente precisa de atenção ou quando ficar em alerta, a pediatra americana Wendy L. Hunter pontuou alguns casos.

MANCHA VERMELHA OU CAROÇO NO PEITO
Vale ficar de olho se um caroço vermelho e quente aparecer no peito do recém-nascido. A causa provavelmente é uma passagem de hormônios da mãe para o bebê, pela placenta. Isso pode acarretar esse aumento transitório da mama, tanto em meninas, como em meninos também, mas que dura no máximo 2 meses. Pelo menos 50% das crianças vão passar por isso e geralmente o aumento é simétrico e acontece nas duas mamas. Os caroços desaparecem com o tempo.
➜ Quando se preocupar: “Quando a região da mancha estiver quente e houver febre, consulte um médico para ter certeza do que pode ser, principalmente se acontecer apenas em um dos lados – com esses sintomas é possível que seja uma infecção do tecido mamário ou da glândula que fica em volta. O desenvolvimento do tecido mamário pode acontecer em recém-nascidos e durante a puberdade, mas se aparecer em outros momentos da vida da criança deve ser investigado”.

RESPIRAÇÃO ESTRANHA
Pode acontecer do seu bebê respirar muito rápido durante cerca de 20 segundos enquanto dorme e logo em seguida parar completamente. Parece assustador só de ler? Então calma. Embora esse tipo de respiração intermitente pareça preocupante, a chamada “respiração periódica” é comum. Segundo a pediatra, os bebês normalmente respiram mais rápido que as crianças mais velhas porque seus pulmões são pequenos em relação ao tamanho do corpo. O recém-nascido ainda não tem consciência de que precisa respirar e faz essa pausa até que os níveis de dióxido de carbono no corpo se tornem altos o suficiente para acionar os sensores da respiração.
➜ Quando se preocupar: “Se o seu bebê estiver com coloração azulada ou cinzenta em volta da boca ou parecer estar com muita dificuldade para respirar, ligue para o seu médico imediatamente”.

LeiaMais

Temporada de Eclipses e grandes mudanças

Como você está criando o seu filho?

14 de setembro de 2025
Carregando energia, descarregando estresse

Carregando energia, descarregando estresse

13 de setembro de 2025
Vacina contra vírus da bronquiolite chega ao SUS em novembro

Vacina contra vírus da bronquiolite chega ao SUS em novembro

11 de setembro de 2025
Proteção e cuidado com a infância em espaços digitais

Proteção e cuidado com a infância em espaços digitais

31 de agosto de 2025

O NARIZ PARECE ENTUPIDO
Se com poucas semanas de vida ele parece estar com o nariz congestionado, mas não tem nenhum outro sintoma que possa ligar a uma possível gripe ou resfriado, pode ser que seja culpa (novamente) do estrogênio. O hormônio, que é passado da mãe para o filho no útero e/ou durante a amamentação, pode causar essa congestão – mas que é normal e estimula as vias nasais dele. O sintoma costuma desaparecer aos 2 meses e, aos 6, as passagens nasais dobram de tamanho, e o sintoma fica quase imperceptível, se é que ainda existe.
➜ Quando se preocupar: “Vá para o pronto-socorro se seu filho estiver inflando as narinas enquanto respira (isso pode significar que essa é a única maneira dele conseguir abrir a passagem para respirar) ou se o peito ou a barriga estiverem repuxados. Esses são sinais de desconforto respiratório”.

Fique de olha na respiração do seu filho (Foto: iStock)

ESPASMOS QUE PARECEM CONVULSÕES
Sabe quando o bebê está dormindo e do nada começa a se mexer incontrolavelmente? Então, antes de levá-lo imediatamente para o pronto-socorro, tenha certeza que não é algo simples, como soluço, por exemplo. “Eles têm sistema nervoso imaturo e seus movimentos são ainda mais descoordenados durante o sono”, explica o neurologista pediátrico do Hospital Infantil Rady, em San Diego, Michael Zimbric. Estudos também mostraram que isso pode ser causado por um barulho alto ou pelo toque.
➜ Quando se preocupar: “Para saber se o bebê está realmente tendo convulsões, preste atenção se os movimentos ocular e físico estão normais. Se o bebê estiver com dificuldade para respirar, ficando com coloração azul ou se a convulsão durar mais do que cinco minutos, vá imediatamente para o hospital”.

PELE ALARANJADA
O fenômeno muito comum que deixa os bebês com peles alaranjadas é chamado “carotenemia” e é causado pela ingestão de muitos vegetais ricos em beta-caroteno, como batata-doce e cenoura – além de estar presente em alimentos como espinafre e brócolis, que não são laranja. A carotenemia não afeta os adultos, e isso porque como a comida do bebê precisa ser muito cozida e amassada para virar purê, esse processo acaba deixando a absorção do caroteno mais fácil. Ou seja, se seu filho consumir muito o ingrediente, o excesso será liberado por meio do suor, o que causa a coloração da pele. Os primeiros lugares a ficarem laranjas são nariz, palmas das mãos e solas dos pés.
➜ Quando se preocupar: “Honestamente, nunca. À medida que a criança cresce e a dieta dela muda, a cor laranja vai desbotando. Se você continuar a servir muitos alimentos ricos em beta-caroteno, a pele ficará laranja, mas essa condição é inofensiva”.

Não se preocupe! (Foto: Shutterstock)

SEM COCÔ POR DIAS
Não é nada agradável ver seu recém-nascido com dores e sem conseguir fazer cocô durante dias. Ele se esforça, se contorce e só consegue fazer um pouco – que ainda por cima sai mole. Mas antes de levá-lo ao hospital, lembre-se de que deixá-lo deitado pode tornar ainda mais difícil fazer cocô. “Os bebês ainda não sabem como controlar o esfíncter anal, que é o músculo que sustenta as fezes”, explica Rebecca Preziosi, pediatra do Centro Médico Sharp Rees-Stealy, em San Diego. Então, se liga: é normal para um bebê fazer cocô com menor frequência. E conforme ele for crescendo, o intestino fica mais eficiente e faz a digestão de maneira melhor.
➜ Quando se preocupar: “Vale conversar com o pediatra se o cocô do seu filho estiver muito duro ou se ele se parecer com pequenos grãos (esses são sinais de constipação). Procure um médico também se durante o primeiro mês o bebê não evacuar com frequência, já que essa condição pode ser sinal de um problema raro com os nervos que controlam o reto”.

Leia também:

Tudo sobre endometriose: saiba como identificar os sintomas e tratar a doença

Doenças de outono: conheça os principais sintomas e saiba como proteger seu filho

Seu filho tem pé chato? Saiba como identificar, sintomas, tratamentos e causas

Tags: ComportamentoCriançaSaúde
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Bombeiros interrompem as buscas por conta de enterro de uma das vítimas em Brumadinho

Brumadinho: família de grávida que morreu na tragédia pede indenização de 40 milhões de reais

Ary Mirelle se diverte com fotos do parto de Joaquim, segundo filho com João Gomes
Famosos

Ary Mirelle se diverte com fotos do parto de Joaquim, segundo filho com João Gomes

Por Renata Fiedler
16 de setembro de 2025
0

Ary Mirelle, de 23 anos, celebrou o nascimento de Joaquim, seu segundo filho com o cantor João Gomes, também de...

Leia maisDetails
Virginia combina viagem de última hora para Madrid e reacende rumores de affair com Vini Jr.

Virginia viaja novamente para Madrid em meio a rumores com Vinícius Jr.

16 de setembro de 2025
Gilberto Gil fala sobre luta de Preta contra o câncer: “Estamos todos com ela, o tempo todo”

Preta Gil é homenageada com estátua ao lado do pai no Rio de Janeiro

16 de setembro de 2025
Thammy Miranda e Andressa revelam que ainda não decidiram nome do segundo filho: veja opções

Thammy Miranda e Andressa revelam que ainda não decidiram nome do segundo filho: veja opções

16 de setembro de 2025
Rodrigo Hilbert comenta vida íntima com Fernanda após rumores de crise: “Quer mais?”

Fernanda Lima posta registro com Rodrigo Hilbert e filhos gemêos; veja

16 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.