Existem algumas épocas do ano em que muitas pessoas ficam gripadas. Mas quando se trata das crianças, há um fenômeno interessante. Enquanto algumas ficam doentes constantemente, outras têm um sistema imunológico de ferro.
Mas você sabia que as crianças com boa imunidade têm fatores em comum? A seguir, você confere uma compilação de alguns deles, feita pelo site Parents, referência em parentalidade.
Medidas preventivas
A prevenção é o primeiro passo para manter seu filho saudável! Nesse sentido, a pandemia de Covid-19 ensinou algumas medidas que continuam sendo úteis até hoje.
Por exemplo, usar máscaras diminui os riscos de transmissão de doenças. Além disso, lavar as mãos é uma ação essencial para evitar a disseminação de vírus.
Outra boa estratégia de prevenção é apostar em remédios naturais, que podem ajudar a potencializar o sistema imunológico.
Tomar vacinas
A Dra. Cindy Bauer, diretora do departamento de Alergia e Imunologia do hospital Phoenix’s Children, reforça algumas recomendações sobre vacinas da Associação Americana de Pediatria.
“As vacinas são particularmente importantes em bebês e crianças pequenas, porque o sistema imunológico deles ainda é imaturo em comparação ao dos adultos. Sem a vacinação, muitas infecções poderiam causar doenças graves ou até mesmo a morte”, ela afirma.
Ter uma alimentação nutritiva
Quando o assunto é imunidade, se alimentar bem é um fator essencial. Então, comer uma variedade de frutas e legumes pode ajudar no funcionamento do sistema imunológico infantil.
O ideal é obter esses nutrientes a partir da alimentação, mas também é possível complementá-los com o consumo de multivitamínicos. Porém, consulte o pediatra do seu filho antes de decidir por essa opção.
Dormir bem
Não é só a alimentação que afeta o sistema imunológico. O sono também tem um papel fundamental no desenvolvimento da imunidade.
Enquanto o seu filho dorme, o corpo dele libera hormônios de crescimento, cria novas células e produz proteínas que lutam contra as infecções.
Lembre-se também de que reduzir o tempo de tela das crianças é uma ótima medida para ajudá-las a dormir melhor.
Ter exposição à “sujeira do bem”
É claro que viver em um ambiente com ar puro e pouca exposição a toxinas faz bem para o seu filho.
Porém, algumas pesquisas indicam que as crianças que menos desenvolvem condições alérgicas são aquelas expostas, desde cedo, a certo nível de contato com micróbios.
“Na verdade, alguns estudos mostram que a exposição a animais de estimação, como gatos ou cães, nos primeiros anos de vida pode fortalecer o sistema imunológico e até ajudar a prevenir o desenvolvimento de alergias”, afirma a Dra. Bauer.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- 5 atividades para melhorar o desenvolvimento do seu filho
- Como acontece o desenvolvimento do seu filho durante o sono?








