Tomar leite é bom para a maioria das crianças. Isso porque a bebida é uma ótima fonte de cálcio, vitamina D e proteína.
Dependendo da idade, a maioria das crianças deve beber de dois a três copos por dia.
Mas como saber qual é o melhor tipo para o seu filho? A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre o tema. As informações são do site americano Parents, referência em parentalidade.
Quando dar leite para as crianças?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que bebês até 1 ano precisam de leite materno, fórmula infantil fortificada com ferro ou uma combinação dos dois.
Mas a partir do momento em que o seu filho faz 1 ano, você pode introduzir leite integral pasteurizado na alimentação dele. É só observar se ele não tem nenhuma alergia alimentar ou sensibilidades à lactose e às proteínas da bebida.
Caso esse não seja o caso, sinta-se à vontade para oferecer leite integral ao seu filho até ele completar 2 anos.
Qual é o melhor tipo?
Segundo a AAP, tipos mais magros podem ser indicados para crianças entre 1 e 2 anos se elas tiverem obesidade ou histórico familiar de colesterol alto e doenças cardiovasculares.
Porém, mesmo que a criança não apresente nenhuma dessas condições, a organização também informa que você pode trocar o leite por semi-desnatado ou desnatado depois dos 2 anos de idade.
Contagem de calorias
Se você está se perguntando sobre quais são as diferenças entre os tipos de leite e qual é a importância delas, trouxemos uma comparação que pode te ajudar:
- Leite integral: 150 calorias, 8 gramas de gordura.
- Leite semi-desnatado: 120 calorias, 5 gramas de gordura.
- Leite desnatado: 83 calorias, 0 gramas de gordura.
Como mudar de integral para semi-desnatado?
Para ajudar o seu filho a fazer essa transição de leite integral para semi-desnatado, comece gradualmente!
Quanto às questões sobre saúde, lembre-se de que as pesquisas sobre a relação entra a gordura do leite e a obesidade infantil ainda estão em andamento. Ou seja, ainda não há consenso científico sobre o tema.
Dicas finais
Oferecer tipos magros de leite para o seu filho pode incentivá-lo a criar hábitos alimentares saudáveis para o resto da vida.
Afinal, pessoas que adotam essa escolha na infância são mais propensas a continuar com ela depois.
Você também pode pensar em alternativas como leite de amêndoa, de soja e até de arroz. Porém, embora essas opções tenham menos gordura, elas também são mais calóricas dependendo da formulação.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Vacinas causam autismo? Entenda o que a ciência nos diz
- 5 alimentos que ajudam seu filho a dormir melhor








