• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Saúde

Novo exame de sangue pode ajudar no diagnóstico do Alzheimer e indicar o estágio da doença

Por Marilia Navarro
06/04/2025
Em Saúde
(Foto: Freepik)

(Foto: Freepik)

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

A luta contra o Alzheimer ganhou uma nova esperança com um estudo onde diz que um exame de sangue é capaz de detectar o Alzheimer, e não apenas de diagnosticar a doença, mas também de medir a extensão da demência. A descoberta foi publicada recentemente na Nature Medicine, trazendo um grande avanço para a medicina. A técnica foi criada por pesquisadores das universidades de Washington, nos Estados Unidos, e de Lund, na Suécia, e pode transformar a maneira como os médicos lidam com o Alzheimer.

É necessário ficar atento aos sinais da doença desde jovem (Foto: Freepik)

Como funciona o novo exame de sangue para Alzheimer?

O exame sanguíneo detecta uma proteína chamada MTBR-tau243, cujos níveis no sangue indicam a presença de emaranhados de tau no cérebro. Esses emaranhados são um dos principais responsáveis pelos danos causados pelo Alzheimer. A novidade desse teste é que ele não só confirma a presença da doença, mas também consegue determinar em que estágio da progressão o paciente se encontra. Isso é um grande avanço em relação aos exames tradicionais, que apenas diagnosticam o Alzheimer sem indicar sua gravidade.

O teste foi desenvolvido para oferecer um panorama mais completo do que o Alzheimer está fazendo com o cérebro da pessoa. Além disso, ele é mais acessível e menos invasivo do que os métodos tradicionais, como a tomografia por emissão de pósitrons (PET), que, embora eficaz, é cara e de difícil acesso.

O impacto no tratamento do Alzheimer

Uma das maiores vantagens dessa descoberta é que o exame pode ajudar os médicos a escolher o tratamento mais adequado para cada paciente, de acordo com o estágio da doença. Isso ocorre porque, quanto mais cedo o Alzheimer é diagnosticado, mais eficazes são as terapias para reduzir o declínio cognitivo.

LeiaMais

Milton Nascimento diagnosticado com demência

Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy: entenda a condição

2 de outubro de 2025
Dia Mundial da Conscientização do Autismo: desafios emocionais, financeiros e a luta por inclusão

Número de psiquiatras infantis no Brasil é insuficiente e afeta diagnóstico de TEA e TDAH

28 de junho de 2025
Anemia pós-parto: descubra os sintomas e tratamentos indicados

Talassemia: condição genética que exige atenção e diagnóstico precoce

17 de maio de 2025
Idoso com Alzheimer lembra de seu cachorro e  emociona

Idoso com Alzheimer lembra de seu cachorro e emociona

30 de março de 2025

Com essa nova ferramenta, é possível identificar o Alzheimer nas suas fases iniciais, quando tratamentos como os anti-amiloides podem ser mais eficazes. Em estágios mais avançados, terapias direcionadas à proteína tau, como os testes para tau, se tornam mais relevantes. Essa personalização do tratamento é o que torna a medicina moderna ainda mais promissora para aqueles que sofrem com algumas doenças.

Estágios do Alzheimer

O Alzheimer tem uma evolução bem caracterizada, que passa por quatro estágios distintos, desde as primeiras alterações na memória até os momentos mais graves, quando a pessoa perde a capacidade de falar e caminhar. Com a precisão desse novo teste, médicos poderão entender com mais clareza em qual fase da doença o paciente se encontra e, assim, oferecer o tratamento mais indicado.

  1. Estágio 1 (Inicial): Nesse momento, a pessoa pode apresentar pequenas dificuldades de memória e desorientação espacial, mas ainda consegue realizar atividades cotidianas.
  2. Estágio 2 (Moderado): A dificuldade de falar e de realizar tarefas simples começa a aparecer, além de problemas como insônia e agitação.
  3. Estágio 3 (Grave): O Alzheimer provoca um grande comprometimento das habilidades motoras e cognitivas, e pode causar incontinência urinária e fecal.
  4. Estágio 4 (Terminal): No último estágio, a pessoa perde a capacidade de caminhar e falar, além de enfrentar dificuldades para engolir e estar mais vulnerável a infecções.

A precisão do teste

O estudo foi realizado com a participação de 108 voluntários nos Estados Unidos e 55 na Suécia. Os resultados mostraram que o exame identificou a presença da doença e a gravidade dos danos com uma precisão impressionante de 92%. Pacientes com declínio cognitivo leve apresentaram níveis elevados da proteína tau, enquanto aqueles com demência avançada tiveram concentrações até 200 vezes maiores do que indivíduos saudáveis.

Além de identificar o Alzheimer, o teste também consegue diferenciar a doença de outras formas de demência, como aquelas causadas por doenças vasculares ou pela degeneração frontotemporal. Isso é extremamente importante, pois elimina possíveis dúvidas diagnósticas e facilita o tratamento adequado para cada caso.

(Foto: Getty Images)

Alternativa acessível e prática

Atualmente, os exames mais precisos para detectar o Alzheimer são caros e difíceis de acessar. O exame de sangue, no entanto, é uma alternativa muito mais acessível e prática. Ele pode ser realizado de forma mais simples e rápida, sem a necessidade de procedimentos invasivos ou de tecnologias caras como a tomografia PET. Isso significa que muitas mais pessoas poderão ter acesso a um diagnóstico precoce e a um tratamento mais eficaz, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Tags: AlzheimerDiagnóstico Precoceexame de sanguenovo exame de sangue
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Horóscopo de hoje? 7 de Abril de 2025, energias, dicas e reflexões para cada signo

Horóscopo de hoje? 7 de Abril de 2025, energias, dicas e reflexões para cada signo

Letras espalhadas representando os nomes brasileiros.
Bebês

Quais são os nomes e sobrenomes mais comuns do Brasil?

Por Laura Krell
5 de novembro de 2025
0

Parece que todo mundo no Brasil conhece uma Maria, um José ou alguém com o sobrenome Silva, não é? Saiba...

Leia maisDetails
Arvóre de natal com presentes embaixo, uma caixa vermelha e uma verde, na árvore há enfeites, como bolas e luzes

Natal: ideias de tradições natalinas de outros países para você começar com a sua família

5 de novembro de 2025
Nomes natalinos os mais populares para bebês que nascem perto do Natal.

Nomes natalinos: os mais populares para bebês que nascem perto do Natal

5 de novembro de 2025
Criança participando de uma brincadeira.

6 tipos de brincadeira que ajudam no desenvolvimento do seu filho

5 de novembro de 2025
Bebê que costuma espirrar bastante.

Entenda por que o seu recém-nascido pode espirrar tanto

5 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.