A Guarda Municipal do Rio ganhou oito novos filhotes de cachorros para integrar a tropa canina da corporação. Agora, o Grupamento de Cães de Guarda (GCG) conta com 38 cães.
Uma curiosa tradição da corporação é que toda ninhada, após o nascimento, recebe nomes com a mesma letra do alfabeto sucessivamente. Dessa vez, os filhotes foram chamados com nomes com a letra O – isso serve para identificar e ter um controle melhor das matilhas.

A nova ninhada da Guarda Municipal do Rio nasceu no Canil Maternidade da GM-Rio, que fica em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, no dia 12 de julho. Ao todo, são cinco machos e três fêmeas da raça Belga de Malinois.
Os nomes escolhidos para os filhotes (muito fofos) foram Osíris, Orion, Ômega, Orfeu e Odin para os machos, e Ohana, Orly e Olga para as fêmeas. Eles são filhos da cadela Mila, que já faz parte do plantel da GM-Rio.
Além de cães da raça Belga de Malinois, a tropa canina também tem cães de raças como Pastor Alemão, Fox Paulistinha e Dálmata. Em breve, os novos “contratados” começarão o treinamento de guardas adestradores que vão de brincadeiras à introdução a comandos de obediência.

Ao completarem um ano de vida, os filhotes da matilha vão trabalhar nas ruas, em serviços operacionais focados em sessões terapêuticas e em apresentações de showdog, que têm o objetivo de interagir com a população.