• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Gravidez

15 alimentos que a grávida não deve comer (ou pelo menos evitar)

Por Jennifer Detlinger
30/06/2020
Em Gravidez

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

LeiaMais

Massagem para aliviar as dores da gravidez.

Qual é a melhor forma de aliviar as dores da gravidez?

5 de novembro de 2025
Criança subindo em uma balança, representando a obesidade infantil.

Pela primeira vez, há mais crianças obesas do que desnutridas no mundo

4 de novembro de 2025
Seringa e vacinas.

Por que ainda existe tanta desconfiança em relação às vacinas?

4 de novembro de 2025
Quando o açúcar vira inimigo saiba por que o consumo em excesso preocupa

Quando o açúcar vira inimigo: saiba por que o consumo em excesso preocupa

4 de novembro de 2025

Na descoberta da gravidez, são só alegrias. Mas os noves meses que te esperam envolvem cautela e cuidados do que você pode ou não comer. Na hora que o estômago roncar, é importante ficar de olho nos rótulos e, principalmente, nos ingredientes de cada produto para se ver livre das bactérias e infecções presentes em alguns alimentos. Afinal, elas podem ser muito prejudiciais para a sua saúde e, principalmente, para a do bebê.

Para manter uma gravidez saudável, opte por um cardápio variado com ingredientes frescos e selecionados, sem esquecer das proteínas, carboidrato e vitaminas. Além de substâncias tóxicas como o álcool e o excesso de açúcar, alimentos como peixes crus e frutas e legumes mal lavados devem ser evitados. Apresentamos um guia completo com os alimentos para evitar ou tirar de vez do seu cardápio durante a gestação.

Ovo

Uma rica fonte de proteína. Esse alimento é ótimo e versátil para as mães que não consomem diariamente carne. Diferente dos outros alimentos, o ovo pode ser consumido com moderação. Mas com bastante atenção ao preparo, pois o risco de salmonela é enorme quando o ovo é consumido cru ou mal cozido. Por isso, pegue a panela e a frigideira e esteja preparada para cozinhar ou fritar bem os ovos quando for comê-los.

A atenção da gestante com a alimentação deve ser redobrada

Frutos do mar

É melhor abolir do cardápio peixes, lagostas, camarões, lulas e todos os outros frutos do mar. Isso porque o mau preparo desses alimentos pode causar infecções. Fora esse problema, alguns peixes de rio estão contaminados com altor teor de mercúrio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o valor permitido é de 0,5mg/kg, para adultos com 60 kgs. A ingestão dessa substância química, em excesso, causa danos cerebrais, tremores, aborto espontâneo e problemas no desenvolvimento do feto.

Frutas e vegetais crus

Lave tudo antes de consumir, mesmo as frutas com cascas. Corte as partes danificadas ou machucadas quando possível, já que as bactérias podem proliferar nessas áreas. O risco de toxoplasmose também é maior ao consumir produtos agrícolas não lavados.

Peixe cru

Pode causar intoxicação alimentar pelos riscos de parasitas e bactérias.

Carne crua

Se você gosta do churrasco pingando ou pelo menos vermelhinho, pode abrir mão durante 9 meses: as carnes mal passadas podem causar toxoplasmose, doença que traz riscos sérios ao bebê. Para prevenir qualquer risco, peça seus filés, bifes e hambúrgueres muito bem-passados.

Frango cru

Deve ser evitado em todo momento, ainda mais durante a gravidez. Comer ou entrar em contato com superfícies que tiveram frango cru pode transmitir salmonela, até mesmo o frango da noite anterior deve ser aquecido ou cozido novamente para destruir qualquer vestígio.

Queijo não-pasteurizado

Todos os especialistas concordam que cálcio é ótimo tanto para você quanto para o seu bebê, mas os queijos mofados (como o brie e o queijo azul) podem conter listeria, se forem feitos com queijo não-pasteurizado. Pergunte ao produtor para confirmar.

Sucos não-pasteurizados

Eles podem conter bactérias. Consulte o rótulo e tenha certeza de que as bebidas que você ingere são pasteurizadas.

Veja o que a grávida não deve comer (Foto: iStock)

Patês

Contém muita vitamina A e não são bons para o desenvolvimento do bebê. Patês de fígado são um alto risco.

Sal

Alimentos conservados no sal ou com altor teor de sódio devem ser abolidos do cardápio das gestantes. Além de causar inchaço ou retenção de líquidos, esses produtos agravam o quadro de hipertensão, nas mulheres que já têm tendência.

Açúcar

Não tem problema em substituir o açúcar por adoçantes, mas antes de fazer a troca, a gestante deve ler atentamente o rótulo desse produto. Os adoçantes que estão liberados são sucralose e stévia. O uso dos adoçantes de sacarina e aspartame provoca má formação fetal, pois eles são teratogênicos, uma substância que altera a célula fetal.

Cafeína

Toda grávida sabe (ou deveria), mas não custa nada enfatizar que produtos a base de cafeína (café, chás, refrigerantes a base de cola, energéticos) são altamente estimulantes, além de poderem provocar taquicardia no bebê. Não se engane: os cafés descafeinados contêm 30% de cafeína.

Chocolate

Não tem muita cafeína em chocolates se comparado a quantidade que tem no café. Então, um pedaço de chocolate não é problema. Mas mantenha os olhos nos hábitos de café ou chá.

Canela

Algumas versões dizem que a canela pode gerar aborto, mas não há estudos que comprovem isso. Na dúvida, os especialistas aconselham que não consuma a especiaria durante a gravidez.

Bebidas alcoólicas

Existem muitos estudos que afirmam ser proibido para mulheres grávidas, até mesmo para aquelas que pensam em ter filhos. De qualquer forma, as bebidas alcoólicas devem ser evitadas porque o álcool se acumula no organismo do feto, que não tem a capacidade de eliminar essa substância do corpo, podendo causar parto prematuro, atraso no crescimento e malformações cardíacas. Consulte o seu médico para saber o que ele acha melhor.

Se for comer fora, fique esperta nessas dicas:

  • Sempre peça a comida bem cozida, especialmente se contiver carne, peixe ou ovos.
  • Siga a regra das duas horas: se você estiver comendo marmita de casa, certifique-se de colocá-la em uma geladeira dentro de cerca de duas horas de ser servido. Isso impede o crescimento de bactérias.
  • Nunca deixe a sua comida no carro quente e abafado durante muito tempo. As bactérias podem crescer muito rápido em ambientes quentes.
  • Fique longe das comidas não tão saudáveis, como frituras, qualquer coisa com muito açúcar, gordura ou sódio, ou comidas que podem te deixar desconfortável.

Tags: AlimentaçãoalimentosAlimentos para evitar durante a gravidezalimentos que a grávida deve evitarAlimentos que a grávida não deve comerAlimentos que a grávida não pode comerAlimentos que precisa evitar na gravidezComidacuidados gravidezGestaçãogestantesGravidezpfnoinstaSaúde
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Ela é mãe de primeira viagem

Dany Bananinha manda a real sobre os desafios da maternidade durante a quarentena

Foto promocional do vigésimo livro de Diário de um Banana.
Entretenimento

‘Diário de um Banana’ lança 20° livro: confira detalhes

Por Laura Krell
5 de novembro de 2025
0

Greg Heffley está de volta! O protagonista atrapalhado, tão querido pelas crianças, acaba de ganhar mais uma aventura em Diário...

Leia maisDetails
Live especial do Clube Pais&Filhos traz ofertas exclusivas para enxoval de bebês

Live especial do Clube Pais&Filhos traz ofertas exclusivas para enxoval de bebês

5 de novembro de 2025
Personagens de Guerreiras do K-pop.

Guerreiras do K-pop: saiba qual personagem foi criada anos antes do filme

5 de novembro de 2025
Receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

Receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate

5 de novembro de 2025
HUNTR/X domina o Spotify e supera Taylor Swift com ‘Golden’

HUNTR/X domina o Spotify e supera Taylor Swift com ‘Golden’

5 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.