Na tarde desta quinta-feira, 23 de abril, o Ministério da Saúde confirmou as novas atualizações no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil. Durante uma coletiva de imprensa, que ocorreu em tempo real, eles informaram o total de 49.492 contaminados pelo vírus no Brasil e 3.313 falecidos até o momento.
O país registrou o maior número de vítimas fatais nas últimas 24 horas, chegando a 407 pessoas mortas em um dia. São Paulo segue sendo o estado com maior número de casos, com 1.345 mortes e 16.740 casos confirmados da enfermidade.
Síndrome pós-covid em crianças pode causar alucinações, diz estudo
Um estudo feito pela Academia Americana de Neurologia e divulgado na última terça-feira, 13 de abril, aponta que metade das crianças que tiveram SIM-P (síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica) após se contaminarem com a covid-19 apresentaram algum sintoma neurológico. De acordo com informações do IstoÉ, os relatos mostram que as crianças apresentaram dores de cabeça, encefalopatia e alucinações.
Para fazer o estudo, os pesquisadores analisaram os registros de menores de 18 anos internados em um hospital de Londres entre 4 de abril de 2020 e 1º de setembro de 2020 e que preencheram critérios para a síndrome inflamatória multissistêmica. Das 46 crianças menores de 10 anos, 24 apresentaram sintomas neurológicos que não haviam experimentado anteriormente. 24 relataram sentir dores de cabeça, 14 tiveram encefalopatia; 6 tiveram anormalidades de voz ou rouquidão; 6 apresentaram alucinações; e 5 tiveram ataxia ou coordenação prejudicada. Além disso, 3 crianças tiveram problemas com os nervos periféricos e uma sofreu convulsões.
O estudo apontou ainda que as crianças que tiveram os sintomas neurológicos, “eram mais propensas a precisar de um ventilador e medicamentos para ajudar a estabilizar a circulação sanguínea”. É importante ressaltar, no entanto, que a SIM-P causada após a infecção de crianças pela covid-19 ainda é algo muito novo e que está sendo estudado pela comunidade científica.