• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Gravidez

Alimentação na gravidez: por que de repente tenho aversão algumas comidas?

Por Letícia Mutchnik
18/01/2021
Em Gravidez
Saiba como lidar com a aversão alimentar

Saiba como lidar com a aversão alimentar Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

A gravidez faz as mais malucas mudanças no seu corpo, como os tornozelos inchados, os quadris doloridos, os seios sensíveis… Mas você sabe qual pode ser a pior de todas? As aversões alimentares, o reverso da compulsão alimentar. É aquele sintoma que de repente você, que está grávida, não quer nem saber das comidas que antes eram suas favoritas.

“Normalmente, cerca de 50% das mulheres grávidas nos EUA experimentarão aversões alimentares de algum tipo durante a gravidez”, afirma Kecia Gaither, especialista certificada em medicina obstétrica; materna e materno-fetal. “Eles geralmente começam – e atingem o pico – nos primeiros três meses de gravidez, correlacionando-se com o aumento, pico e declínio do hormônio da gravidez gonadotrofina coriônica humana (HCG)”, explica.

Saiba como lidar com a aversão alimentar (Foto: Getty Images)

Algumas mulheres, entretanto, experimentam aversões durante toda a gravidez, e até mesmo depois. “Na minha experiência, a gravidez pode alterar a preferência de uma mulher por certos alimentos durante anos e, às vezes, indefinidamente”, diz Elizabeth Ward, MS, RD, autora de Expect the Best: Your Guide to Healthy Eating Before, During, and After Pregnancy – em português, Espere o melhor: seu guia para uma alimentação saudável antes, durante e depois da gravidez.

Por que acontece a aversão alimentar durante a gravidez?

Embora a aversão à comida possa atingir qualquer futura mãe, um pequeno estudo de 2015 publicado na revista Physiology & Behavior sugere que mulheres carregando bebês do sexo masculino têm maior probabilidade de sentir repulsa por alimentos específicos. A teoria é que os embriões masculinos são mais vulneráveis ​​do que os femininos, então sentir-se mal com alimentos potencialmente perigosos é uma forma de proteger esses fetos em maior risco.

LeiaMais

Menina sorrindo com uma mão passando protetor solar

9 dicas para manter seu filho protegido do sol

17 de outubro de 2025
Quebra-cabeça de coração para representar a depressão pós-parto.

Depressão pós-parto: quando começa e quanto tempo dura?

17 de outubro de 2025
Veja quanto tempo depois da menstruação você pode engravidar.

Veja quanto tempo depois da menstruação você pode engravidar

17 de outubro de 2025
Os melhores exercícios para se preparar para o parto.

Os melhores exercícios para se preparar para o parto

17 de outubro de 2025

“Sempre se falou sobre a ocorrência de aversões alimentares pré-natais para proteger a mãe e o bebê de doenças transmitidas por alimentos e substâncias tóxicas, mas não há realmente nenhuma base científica definitiva para isso”, diz o Dr. Gaither. E, realmente, a teoria realmente não se sustenta, especialmente quando você repara que algumas das aversões alimentares mais comuns são carne, frango e peixes. “Além disso, se o seu corpo fosse naturalmente avesso aos perigos conhecidos para o bebê, todos nós sentiríamos aversão ao álcool, o que não acontece”, diz Ward.

Os enjoos geralmente acontecem no primeiro trimestre da gestação (Foto: Shutterstock)

Mas, se provavelmente não é o gênero do bebê nem o dano potencial ao filho, o que impede as grávidas de devorarem suas antigas comidas favoritas? “Provavelmente é o cheiro”, responde o Dr. Gaither. Mulheres que têm um olfato excelente antes da gravidez podem ser mais propensas a aversões alimentares. “Os picos hormonais normais que você experimenta durante a gravidez podem intensificar seu olfato, o que influencia fortemente a preferência alimentar – e o desgosto”, diz Ward. “O odor parece ativar todas as sensações de náusea e talvez vômito”, concluiu.

Além dos cheiros, os alimentos mais difíceis de digerir, como carnes e frituras e/ou alimentos ricos em gordura, também podem ser repulsivos. As aversões alimentares mais comuns são frango e carne vermelha, que liderou pesquisa do aplicativo de saúde e fitness ‘Lifesum‘ como a causa mais provável de enjoo no primeiro trimestre. Peixe e ovos vieram na sequência, seguidos por alimentos fritos e alimentos ricos em amido, como pipoca ou arroz branco.

Enxoval do bebê

Está preparando o enxoval ou a lista para o seu chá de bebê? Olha só essa novidade: você pode criar sua lista personalizada com produtos na Amazon, que pode ser compartilhada com amigos e familiares em várias plataformas. Além disso, você também pode ganhar 10% de desconto na compra na maioria dos itens! Saiba mais sobre a ferramenta e veja produtos para o enxoval do bebê CLICANDO AQUI. Para montar a sua lista, acesse AQUI!

Você deveria se preocupar?

“A maioria das aversões é mais interessante do que séria e, na maioria das vezes, não causa nenhum dano”, diz Elizabeth. “Uma dieta saudável é aquela que atende às suas necessidades nutricionais e emocionais, bem como às suas preferências pessoais. Portanto, não se preocupe em não gostar de café ou frango agora, apenas procure outros alimentos saudáveis ​​para substituí-los”, pontuou a autora.

Mas se você está preocupado, converse com seu médico, sugere o Dr. Gaither. “Se o seu médico achar que suas aversões o estão impedindo de ingerir certos nutrientes, ele o encaminhará a um nutricionista, onde suplementos ou outras recomendações serão fornecidas”.

Não se preocupe! (Foto: Getty Images)

Como lidar com as aversões?

  1. Continue tomando suas vitaminas: Se o seu pré-natal também o está deixando enjoada em relação às vitaminas, experimente opções como líquido ou um mastigável.
  2. Opte por vegetais de sabor suave: Purê de batata doce ou branca, feijão no vapor, purê de legumes cozidos e evite vegetais com cheiro mais forte, como brócolis e couve-flor.
  3. Opte por pratos frios: Desfrute de um sanduíche ou uma salada de macarrão no jantar em vez de um prato quente. Alimentos quentes são mais aromáticos e podem causar mais náuseas e aversão.
  4. Traga o feijão para o prato: Se a carne te faz engasgar, recorra aos ovos, feijão, nozes, manteiga de amendoim, queijo com baixo teor de gordura, iogurte grego e alimentos à base de soja como o tofu para sua proteína.
Beber água ao longo do dia ajuda a evitar a desidratação e prevenir os enjoos (Foto: Getty Images)
Tags: aversão alimentarenjoos na gravidezGestaçãográvidaGravidezMãeMulherpfnoinstaSaúdesaúde feminina
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Ana Paula Siebert e Roberto Justus celebraram mais um mês de vida filha

Ana Paula Siebert e Roberto Justus celebram mêsversário de Vick com tema de Cinderela

Ator de Stranger Things
Entretenimento

Stranger Things: ator revela preocupação em relação aos fãs

Por Anna Araújo
17 de outubro de 2025
0

A última temporada de Stranger Things está chegando e a expectativa dos fãs só aumenta! Além disso, os atores também...

Leia maisDetails
Menina sorrindo com uma mão passando protetor solar

9 dicas para manter seu filho protegido do sol

17 de outubro de 2025
Criança escrevendo na escola.

Seu filho fica entediado na escola? Entenda o que pode provocar isso

17 de outubro de 2025
Após separação, Júlio Cocielo apaga sobrenome de Tata Estaniecki das redes

Após separação, Júlio Cocielo apaga sobrenome de Tata Estaniecki das redes

17 de outubro de 2025
Criança segurando uma abóbora de brinquedo

Dia das Bruxas: Museu Catavento, em SP, tem programação especial

17 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.