A saída de Rodrigo Bocardi da Globo pegou muita gente de surpresa. O jornalista, que virou um dos rostos mais conhecidos das manhãs na TV brasileira, teve sua demissão da emissora anunciada nesta quinta-feira (30), deixando os telespectadores curiosos sobre os reais motivos por trás dessa decisão.
A TV Globo informou que o jornalista foi desligado por “descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo”, e o caso está no setor de compliance da emissora. Agora, Sabrina Simonato ficará a frente do Bom dia São Paulo. Vamos entender o que aconteceu?
O que levou à demissão de Rodrigo Bocardi?
Rodrigo Bocardi iniciou sua carreira na Globo em 1999. Mas, apesar de sua trajetória de sucesso, sua saída foi atribuída a um suposto “descumprimento de normas éticas”. E aí começaram as especulações.
Nos bastidores, um dos motivos mais comentados foi a acusação de assédio moral. Fontes afirmam que algumas pessoas dentro da emissora apontaram comportamentos inadequados por parte do jornalista. O assunto repercutiu tanto que o colunista Flávio Ricco, do portal Leo Dias, relatou que a situação gerou desconforto entre os colegas de trabalho.
A polêmica festa e os conflitos de interesse
De acordo com Cadu Safner, do portal de Leo Dias, outro fator que pesou contra Bocardi foi sua participação em um evento social que gerou bastante polêmica. Ele esteve presente na casa do recém-eleito prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, logo após as eleições municipais, em novembro de 2024. A situação levantou dúvidas sobre um possível conflito de interesse, especialmente porque, dias depois, a cidade foi tema de uma reportagem em seu programa Bom Dia São Paulo.
Empresa de Bocardi e problemas com benefícios fiscais
Segundo o jornalista Gabriel de Oliveira, do TV Pop, outro ponto que chamou atenção foi o envolvimento de Bocardi e sua esposa, Ana Cláudia Bocardi, na empresa Digital 720 Ltda., voltada para “produção de filmes para publicidade”, empresa essa que os dois são sócios. O problema? A empresa recebeu incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A reportagem também divulgou que a empresa economizou cerca de 200 vezes mais do que o próprio capital social. A questão levantou debates sobre a ética dessa participação, já que o jornalista, como funcionário da Globo, deveria evitar qualquer tipo de envolvimento empresarial que pudesse gerar conflitos.
As regras da Globo e como isso pesou na decisão
A Globo tem normas editoriais bem rígidas, publicadas desde 2011, que proíbem jornalistas da casa de se envolverem com publicidade fora da emissora. Isso significa que qualquer parceria comercial externa pode ser um problema grave. Como Bocardi tinha vínculos diretos com a Digital 720, isso pode ter sido um dos pontos determinantes para sua saída.
O futuro do Bom Dia São Paulo
No dia do anúncio da demissão (30), a Globo emitiu uma nota informando que ““A partir de amanhã, dia 31, a jornalista Sabina Simonato apresentará o Bom Dia São Paulo. Sabina, que estreará à frente do novo telejornal Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira, neste sábado, dia 1º de fevereiro, vai ancorar o Bom Dia São Paulo interinamente”.
A demissão de Rodrigo Bocardi mostra como normas éticas e conflitos de interesse são levados a sério, principalmente no jornalismo. O caso também serve de alerta para profissionais que atuam em posições de destaque e precisam equilibrar carreira e vida pessoal com muito cuidado.