Você sabia que é possível estar grávida e nem perceber? Isso é bem raro de acontecer, mas não impossível. Esse é o fenômeno da gravidez silenciosa, em que a mãe só nota que está esperando um filho no terceiro trimestre ou na hora do parto.
As causas para essa condição são variadas e podem trazer riscos para a gestante e o bebê. Para você saber tudo sobre o tema, trouxemos informações da matéria de Cinthia Jardim para a Pais&FIlhos.
Posso engravidar e não ter sintomas?
Sim, é possível acontecer. A gravidez silenciosa pode estar relacionada à percepção alterada da mãe, além de outras causas físicas e emocionais.
Essa condição também está associada a quadros psiquiátricos que mudam a compreensão do corpo ou da realidade. Assim, fica mais difícil perceber os atrasos menstruais ou sintomas suspeitos de gravidez.
Quais são as chances e os riscos da gravidez silenciosa?
Até agora, não existem estudos que determinem exatamente a chance de você ter uma gravidez silenciosa. Mas o que se sabe é que esse fenômeno é bem raro, já que quase todas as mulheres tem um aumento de barriga, mesmo que seja pequeno.

Já os riscos estão ligados principalmente à falta de um pré-natal adequado. Isso porque, sem as análises, fica mais difícil prevenir complicações para você e o bebê. Essas avaliações incluem orientações de mudança para um estilo de vida saudável, prescrição de vitaminas e exames de imagem e de laboratório.
Por que a barriga não aparece?
Existem alguns fatores que podem alterar ou atrasar o crescimento da barriga. Em mulheres com obesidade, por exemplo, a distensão da parede do útero não é tão visível. Essa condição também é relacionada à síndrome dos ovários policísticos, que causa atraso menstrual. Além disso, as chances de sentir o movimento do feto são menores, já que o útero fica mais longe da pele.
Mas se você fez cirurgias plásticas ou se é esportista, sua barriga pode demorar mais para crescer devido à resistência dos músculos. Mas fique tranquila, isso não oferece risco ao bebê. Quando a mulher é atleta profissional, o bloqueio da menstruação também pode ser um fator que dificulta a percepção da gravidez.
Posso continuar menstruando mesmo estando grávida?
No primeiro trimestre, você pode continuar tendo sangramentos vaginais, mas em menor intensidade que a menstruação. Nesse período, a placenta está se formando, e os sangramentos que vêm de sua implantação são frequentes.
Depois dessa fase inicial, outras ocorrências podem ser confundidas com a menstruação. Entre elas, estão os sangramentos do colo uterino, descolamentos da placenta e corrimentos irritativos da vagina. Por isso, a gravidez pode passar despercebida por um bom tempo.










