Bebês

Bruna Biancardi fura orelha de Mavie aos 3 meses e mostra resultado: "Ficou perfeito"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Publicado em 29/01/2024, às 14h54 por Ketlyn Ribeiro


Compartilhe:


Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, Bruna Biancardi compartilhou com os seguidores que a filha, Mavie, de apenas três meses de vida, furou as orelhas pela primeira vez. Muito animada, a mãe mostrou como ficaram os brincos na bebê.

"Hoje as meninas vieram aqui em casa fazer o furinho da Mavie. Ficou a coisa mais linda! Vou mostrar para vocês. Fiquei com medo de doar? Fiquei com medo de doer. Mas o que aconteceu? Não doeu nada, ela nem sentiu que estava furando a orelhinha", disse ela por meio dos stories em seu perfil no Instagram.

Mavie furou as orelhas em casa - (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Mas afinal, furar ou não a orelha do bebê? Eis a questão. Os primeiros meses de vida de uma criança vêm acompanhados de muitas dúvidas. Colocar brinco é apenas mais uma delas. É natural que surja uma insegurança sobre esse assunto. Afinal, trata-se de um procedimento que, se não for feito com os devidos cuidados, pode trazer algumas complicações. 

Veja todos os cuidados (Foto: Shutterstock)

A boa notícia é que hoje existem procedimentos mais seguros e menos traumatizantes para quem opta em colocar o brinco. Um deles é o furo de orelha humanizado. Após a realização de diversos cursos e aperfeiçoamento de suas técnicas, a enfermeira Jaqueline Luquini desenvolveu um método do furo de orelha humanizado em bebês. Conversamos com a especialista para tirar as principais dúvidas sobre o assunto:

O que é o furo de orelha humanizado?

O furo de orelha humanizado tem como objetivo fazer com que os bebês passem pela experiência de colocar o primeiro brinco da forma mais tranquila, com menor possibilidade de dor, menos traumática e respeitosa possível. Para isso, são utilizadas pomadas anestésicas, técnicas de acupuntura e joias hipoalergênicas.  

No processo, a criança sente menos dor e se sente mais segura (Foto: Divulgação)

A partir de que idade pode furar a orelha do bebê?

Antigamente era comum que os bebês já saíssem da maternidade com a orelha furada. Hoje as recomendações e os protocolos são outros. Ainda que não existam contra indicações médicas, o furo de orelha merece alguns cuidados especiais. 

Como toda perfuração, ele pode ser uma porta de entrada para bactérias e outros agentes infecciosos. Acontece que o sistema imunológico do bebê ainda é muito frágil nos primeiros dias de vida. Até tomar as principais vacinas, o organismo ainda está muito vulnerável a qualquer tipo de doença e reação. Por isso mesmo, o ideal é que o primeiro furo seja feito só depois dos 2 meses de vida – que coincide com a primeira dose da vacina antitetânica (pentavalente).

É importante seguir todos os cuidados após o furo (Foto: Divulgação)

Onde fazer o furo humanizado no bebê?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite que a perfuração de orelha seja feita em farmácias e clínicas de enfermagem. A diferença entre os dois lugares está no tipo de experiência que você vai encontrar. Nas farmácias e drogarias, normalmente os furos são feitos com pistolas reutilizáveis, que fazem um barulho alto, podem assustar os bebês e trazem mais riscos de contaminação. Por isso mesmo, a recomendação da maioria dos pediatras é procurar uma enfermeira capacitada para fazer isso. 

Jaqueline Luquini é fundadora da Rio Care Moms, no Rio de Janeiro, e uma das melhores especialistas no mercado para o furo de orelha humanizado em bebês. Na clínica, os profissionais de saúde seguem uma série de protocolos para garantir uma experiência menos invasiva e traumatizante para as crianças. Para isso, são usadas pomadas anestésicas, técnicas de acupuntura e até música para deixar o ambiente mais acolhedor. Os atendimentos também podem ser feitos a domicílio, caso os pais prefiram. 

Esse vídeo no TikTok, que já soma quase 4 milhões de visualizações, mostra como funciona o procedimento na prática. Na RioCare Moms, as famílias também podem contar com suporte especializado para facilitar os primeiros meses com o bebê em casa. A rede oferece uma equipe de enfermeiras que pode ajudar com consultorias de amamentação, laserterapia e técnicas de relaxamento, como a shantala, que alivia as cólicas. Além disso, Jaqueline oferece cursos de colocação de brincos em bebês para profissionais de enfermagem, tendo formado dezenas de enfermeiras empreendedoras em todo o Brasil, clique no site e conheça mais. Para outras informações, acesse também o site ou o canal do YouTube da Rio Care Moms.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado


Palavras-chave
Bruna Biancardi Mavie furo na orelha