Saúde

Letícia Cazarré fala sobre lesões no cérebro da filha: "Depende de respirador pra viver"

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 14/11/2023, às 16h14 por João Vitor Marliére


Compartilhe:


A bióloga e influenciadora Letícia Cazarré, usou sua conta no Instagram para dar mais detalhes sobre as condições de saúde de sua filha com o ator Juliano Cazarré, Maria Guilhermina, de 1 ano, que sofre da Anomalia de Ebstein, uma condição rara no coração. 

Na publicação, feita via Stories, Letícia contou que sua filha já teve diversas lesões em seu sistema neurológico e que Maria Guilhermina depende de respirador para continuar viva. 

Letícia Cazarré fez diversas críticas ao governo do Reino Unido pela decisão no caso Ind Gregory (Foto: Reprodução/Instagram)

 

"Minha filha Maria Guilhermina de Guadalupe também depende de um respirador para viver. Ela também teve lesões neurológicas que danificaram partes do seu cérebro. Ela não consegue engolir, nem se alimenta pela boca (ainda!)”, escreveu ela. 

Letícia disse também que, apesar das dificuldades enfrentadas por seu bebê, nenhum médico chegou a duvidar da possibilidade de recuperação. “Nenhum médico brasileiro jamais se atreveu a prever que ela não vai conseguir recuperar parte ou todas as funções. Pelo contrário, todos eles falam sobre plasticidade cerebral e todos lutam para ver Maria Guilhermina avançar cada vez mais rumo à independência”.

O que é a plasticidade cerebral?

Esse fenomeno é fundamental para recuperações de lesão cerebral (Foto: Reprodução/Freepik)

 

A plasticidade cerebral é a capacidade do cérebro de se adaptar e se transformar com o passar dos anos, por conta dos estímulos externos que são fornecidos a ele, ou seja, o cérebro consegue ser maleável e reorganizar conexões neurais, criando novas sinapses e em alguns casos, criando novos neurônios. 

Esse fenômeno é de extrema importância, pois permite que haja uma recuperação após lesões cerebrais e também o desenvolvimento cognitivo. 

Caso Ind Gregory

O desabafo de Letícia se deu após a notícia do falecimento de Ind Gregory, uma bebe britânica de 1 ano, que faleceu devido a doença mitocondrial incurável, condição que faz com que a energia produzida no corpo e distribuída para os órgãos seja cada vez menor. 

Por conta de sua condição de saúde, Ind dependia do uso de aparelhos para continuar vivendo. Porém, a justiça britânica determinou o desligamento dos aparelhos, mesmo contra a vontade dos pais, que receberam oferta de cidadania italiana para a bebe e um convite da Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni, para continuar o tratamento no país.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado


Palavras-chave
Criança filhos doença cardíaca lesão cerebral maria guilhermina Anomalia de Ebstein leticia cazarre filha juliano cazarre juliano cazarre filha leticia cazarre O que é a plasticidade cerebral Plasticidade cerebral Ind Gregory