Todo ano, ouvimos burburinhos sem fim sobre garantir a vacinação contra a gripe. Porém, alguns pais de recém-nascidos querem transmitir uma mensagem relacionada a essa assunto: por favor, não toquem nos bebês, eles ainda tem sistema imunológico muito frágil e isso os torna mais suscetíveis a germes.
Alguns até começaram a usar sinais para dizer para as pessoas não tocarem. No grupo do Facebook “Breastfeeding Mama Talk”, uma mãe compartilhou uma foto de um desses sinais na cadeirinha de seu filho.

A maioria das pessoas apoiou a ideia dessa mãe. “Não toque nos filhos de outras pessoas. Isso é assustador”, comentou um pai.
Ainda assim, tinham comentários que preferiam táticas diferentes. “Eu bato nas mãos de quem tenta tocar meus filhos”, escreveu uma mãe. “Sério, meu filho mais novo tem 6 meses e o mais velho tem 3 anos. Se eu pedi várias vezes para você não cutucar, beliscar, segurar ou tocar: não toque”.
Outras pessoas consideraram um exagero: “Meus bebês nasceram saudáveis e ficaram sempre saudáveis. Tenho uma família grande e não consigo manter todas as crianças afastadas dos germes. Meus dois filhos são felizes e saudáveis, mesmo estando expostos a inúmeros germes. Vocês precisam estimular o sistema imunológico!”, comentou outra mãe.
É importante lembrar que o sistema imunológico dos bebês não amadurece até os 2 ou 3 meses de idade.
Leia também:
Bebê é internada após beijo de parente e mãe alerta: “Nós poderíamos ter perdido a nossa filha”
Mãe que perdeu filha de 12 dias alerta: “Parem de beijar bebês que não são seus”
Vamos bater sempre nesta tecla: beijar o recém-nascido, não!