Bebês

Teste da Bochechinha substitui o Teste do Pezinho? Entenda a diferença entre os exames

Pexels

Publicado em 26/06/2023, às 07h33 - Atualizado em 29/06/2023, às 14h18 por Beatriz Rodriguez


Compartilhe:


Você certamente já ouviu falar sobre o Teste do Pezinho, mas você conhecia o Teste da Bochechinha? Trata-se de um exame de triagem neonatal, capaz de detectar 340 doenças, que apesar de graves e silenciosas, são todas tratáveis. Comparado ao do Pezinho (que aponta 53 doenças), esse exame tem um percentual superior a 4.800% na análise de doenças e pode ser decisivo para a saúde do seu filho.

Esse teste ajuda a detectar doenças que são transmitidas geneticamente. A infectologista pediátrica Cristiana Meirelles, gerente médica da Beep Saúde, explica que é indicado para ser feito no primeiro ano de vida do bebê. Mas, apesar de fazer parte da triagem neonatal, também pode ser realizado em qualquer idade.

“O teste é importante para identificar precocemente doenças, potencialmente graves, em uma fase em que não se manifestam sintomas ainda, possibilitando uma intervenção médica rápida. Desta forma, evitam-se sintomas e sequelas severas, proporcionando mais qualidade de vida à criança”, explica a Dra. Cristiana.

O Exame da Bochechinha ajuda a identificar doenças que ainda não apresentaram sintomas em bebês e crianças (Foto: Pexels)

O Ministério da Saúde afirma que existem de 6  mil a 8 mil tipos de doenças raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade. Sendo assim 75% delas afetam crianças e 80% são de origem genética. Logo a especialista ressalta a importância da realização do teste para a identificar e tratar as doenças precocemente.

“Ele pode ser realizado, inclusive, a partir do primeiro dia de vida, identificando recém-nascidos com risco aumentado de desenvolver mais de 340 doenças que podem se manifestar na infância, com tratamento já disponível no Brasil. Quanto mais cedo o teste é realizado, mais cedo possíveis doenças são detectadas e o tratamento iniciado, evitando sequelas mais graves e garantindo uma melhor qualidade de vida ao bebê”, alerta a infectologista.

Teste do Pezinho x Teste da Bochechinha

O Teste do Pezinho, é feito há anos em recém-nascidos para detectar complicações graves. Já o Teste da Bochechinha foi implementado no Brasil em 2017 e inicialmente analisava cerca de 150 doenças. Segundo a médica, recentemente uma nova versão do exame da Bochechinha chegou no país para ampliar o diagnóstico de outras patologias. Ela afirma que o teste sempre é atualizado para poder complementar o diagnóstico de outras enfermidades que não apresentam sintomas e que já possuem tratamentos disponibilizados.

O Teste da Bochechinha não substitui o Teste do Pezinho (Foto: Getty Images)

Outra diferença entre os dois é que o Teste do Pezinho é realizado através de uma amostra de sangue, geralmente coletado do calcanhar do bebê. Já o da Bochechinha é feito utilizando um swab (cotonete estéril) em contato com a mucosa bucal (parte interna da bochecha), de forma não invasiva, rápida e indolor – e dura menos de 1 minuto. A Dra. Cristiana disse que, no Brasil, o exame está disponível apenas na rede privada. No app da Beep Saúde ele custa R$ 2.600.

O Teste da Bochechinha é um teste complementar a triagem neonatal (Foto: Pexels)

Além disso, a infectologista pediátrica aponta mais diferenças entre os dois exames. ”O da Bochechinha analisa apenas doenças genéticas, enquanto o Teste do Pezinho analisa outras classes de doenças como toxoplasmose congênita, por exemplo. E ainda a técnica utilizada para processamento do exame: no Teste da Bochechinha, realiza-se a avaliação do DNA do recém-nascido, através do sequenciamento de nova geração”, explica.

Apesar de ambos servirem para detectar doenças presentes em recém-nascidos e fazerem parte da triagem neonatal, um não exclui a necessidade do outro. A Dra. Cristiana enfatiza que o objetivo do Teste de Bochechinha é justamente complementar aos exames que já são realizados nos primeiros anos de vida dos bebês.

”Assim, ampliando o número de doenças analisadas e contribuindo para a identificação precoce de doenças raras, graves e muitas vezes silenciosas. Não é um substituto, já que não avalia doenças de causas não genéticas, como as infecciosas e hipotireoidismo congênito, por exemplo”, ressalta a médica.

O Teste da Bochechinha deve ser realizado idealmente no primeiro ano de vida de um bebê  (Foto: Getty Images)

Quais doenças o Teste da Bochechinha detecta?

O exame consegue prever problemas de saúde em crianças, promovendo um tratamento antecipado, aumentando a qualidade de vida do seu filho. São mais de 340 doenças genéticas raras que se manifestam na infância e que possuem tratamento disponível.

Entre elas, a Dra. Cristiana cita “deficiência do metabolismo de vitaminas e minerais, erros inatos do metabolismo, surdez, neoplasias, doenças esqueléticas, hepáticas e gastrointestinais, neurológicas, renais, endócrinas, hematológicas, imunológicas e pulmonares”. Entenda o que são essas condições:

Bebês recém-nascidos podem realizar o Teste do Pezinho e da Bochechinha nos primeiros dias de vida (Foto: Pexels)

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Bebê Família Saúde pfnoinsta Papel do Pai Maternidade Mãe filhos pais pai filha filho o que é teste do pezinho onde fazer teste do pezinho teste do pezinho teste do pezinho para que serve Bebê recem nascido onde fazer o teste da bochecinha para que serve o teste da bochecinha qual o valor do teste da bochecinha? Quanto custa o teste da bochecinha? saiba como fazer o teste da bochecinha Teste da bochecinha triagem neonatal