A chegada de um novo membro na família traz uma avalanche de informações e dúvidas, especialmente no que diz respeito aos cuidados com a higiene infantil durante as trocas de fralda. Garantir a saúde e bem-estar do seu filho deve ser sempre a prioridade, por isso conversamos com a pediatra Marjorie Uber para esclarecer uma dúvida comum: usar lenços umedecidos ou algodão e água.
A especialista fez questão de enfatizar que os lenços umedecidos são seguros para uso desde o nascimento do bebê, desde que sejam de alta qualidade e livres de substâncias nocivas como parabenos e fenoxietanol. Esses produtos não apenas facilitam a limpeza em diversas partes do corpo do bebê, mas também minimizam agressões à pele sensível, graças à presença de surfactantes que garantem uma higienização eficaz.

Os lenços umedecidos também têm um poder de limpeza superior na hora de eliminar os resquícios de cocô e xixi e, assim, ajudam a manter o PH da pele equilibrado. Eles podem ser utilizados para a higiene de qualquer parte do corpo (face, tronco, membros e, claro, a região genital, evitando apenas o contato com olhos, nariz e boca.
Diante disso, Marjorie Uber comenta o que é importante considerar na hora de escolher o lenço diante dos produtos disponíveis no mercado: o material da toalhinha, que pode ser mais ou menos agressivo; o líquido que as umedece, que pode conter ingredientes irritantes ou não, e a composição, que pode apresentar um surfactante mais ou menos eficaz em remover urina e fezes
Por outro lado, a utilização de água e algodão, apesar de não apresentar contraindicações diretas, pode não garantir a limpeza completa, conforme alerta a especialista: “Algodão e água podem não ser suficientes para remover de forma completa a sujeira da pele, mesmo que aparentemente a pele fique limpa” e completa: “Mesmo o algodão úmido em água, se esfregado na pele com vigor, pode causar atrito e aumentar a sensibilidade da pele e a frequência de assaduras”. A vantagem é ser um método mais natural, que não possui ingredientes potencialmente irritantes.

Na comparação direta entre os dois métodos, os lenços umedecidos se destacam pela maior eficiência na limpeza e praticidade. Entretanto, escolher entre eles vai além de uma recomendação médica. “A escolha de usar lenços umedecidos ou algodão e água é mais uma escolha familiar do que uma indicação médica. É importante, porém, que os pais e cuidadores observem o possível aparecimento de assaduras em diferentes fases da vida do bebê – após a introdução alimentar e início do desfralde, por exemplo – para reavaliar a necessidade de mudança do método de limpeza em concordância com o médico que acompanha a família”, conclui Marjorie Uber.
Pensando em todos os pontos levantados acima, Huggies®, marca da Kimberly-Clark especializada em produtos de cuidado infantil, traz uma linha completa de lenço umedecido pensada na segurança e saúde dos bebês. Os produtos são dermatologicamente testados e hipoalergênicos, promovendo uma limpeza segura que previne irritações e assaduras. Entre as opções disponíveis está o Puro e Natural, especificamente formulado para recém-nascidos com 99% de água purificada e livre de fragrâncias. Para saber mais sobre a marca, confira no site de Huggies e siga os perfis no Facebook e Instagram.

7 Dicas para te ajudar na troca de fraldas
- Tenha sempre à mão tudo o que precisar: a organização vai ser de grande ajuda nesse momento, principalmente quando o bebê estiver relutando.
- Mantenha o diálogo com o seu filho: mesmo que ele não entenda o que você está falando, explique sobre a importância deste momento.
- Aposte em brinquedos para distraí-lo: um brinquedo colorido ou que faça bastante barulho pode ser uma excelente opção.
- Coloque uma música ou cante para acalmá-lo: claro, um som calmo para que o bebê relaxe e torne essa troca menos tumultuada.
- Não economize nas fraldas: faça a troca sempre que o bebê fizer xixi ou cocô, é importante ficar de olho para não deixar acumular.
- Escolha bem os produtos: é fundamental utilizar produtos testados e indicados para essa faixa etária, como a linha completa de cuidados de Huggies.
- Não deixe a fralda apertada: antes de colar as fitas adesivas, se certifique que a fralda não está nem muito folgada nem muito apertada.