Um nascimento surpreendeu a equipe médica da Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, no dia 4 de abril. Isso porque Ketllin Sofia Araújo de Jesus nasceu pesando expressivos 4,5 quilogramas, sendo categorizada como um “bebê gigante” pelos padrões do hospital.
Isabel Madalena de Jesus, mãe de Ketllin e agora no quinto parto, compartilhou a experiência tranquila e positiva do nascimento da filha, apesar das preocupações anteriores, por conta do tamanho da bebê.
“Fui transferida com urgência de uma unidade em Ouro Preto para fazer a cesariana aqui em Belo Horizonte, por conta do risco. Por eu ser diabética, a criança tem tendência de nascer maior”, revelou em entrevista ao Estado de Minas.
Ela explicou que sua diabetes gestacional é um fator contribuinte para o tamanho maior da bebê ao nascer. A obstetra Ana Cláudia Capanema Braga, ligada à Maternidade Odete Valadares, também esclareceu o fenômeno observado: “Esse aumento da glicemia materna passa pela placenta para o feto em desenvolvimento, o que causa alterações em seu metabolismo e a principal consequência é o crescimento fetal excessivo”.
Canal da Pais&Filhos no WhatsApp
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?
Essa condição é uma preocupação constante para gestantes diabéticas, pois exige monitoramento cuidadoso e intervenções específicas para garantir a saúde tanto da mãe quanto do bebê.
A história de Isabel com a diabetes começou há três anos, durante outra gestação, marcando um precedente para o nascimento grande dos filhos. A recém-nascida superou o peso de irmão anterior, que nasceu pesando 4 quilos. Mãe e filha estão se recuperando bem após o parto e anseiam pelo retorno ao conforto do lar.