A preparação para a chegada de uma criança é um período cheio de expectativa. Mas um dos aspectos mais desafiadores dessa fase é a organização do quarto do bebê. Antecipar-se nessa tarefa é uma ótima forma de evitar estresse e ansiedade durante a gestação.
A preparação do ambiente facilita a rotina diária e garante que tudo esteja pronto quando o bebê chegar. Para começar, você pode separar e organizar os itens que mais vai usar. Logo abaixo, você encontra todas as informações para organizar o quarto do bebê da melhor forma, de acordo com matéria de Malu Lopes para a Pais&Filhos.
Lavar e limpar roupas
Antes de partir para a organização, o primeiro passo é garantir que todas as roupas estão lavadas e limpas. Nesse processo, é importante usar sabonetes e amaciantes adequados para recém-nascidos, que não irritem a pele do seu filho. Também é ideal limpar os móveis do quarto do bebê com um pano umedecido para mantê-los livres de poeira e germes.
Depois disso, você pode começar a organizar as roupas por tamanho. As categorias costumam ser:
- Recém-nascido (RN)
- 0 a 3 meses
- 3 a 6 meses
- 6 a 9 meses
- 9 meses a 1 ano
- Acima de 1 ano.
Essa classificação te ajuda a entender o melhor tamanho para o seu bebê conforme ele cresce.
Itens para colocar na cômoda
A cômoda deve comportar os itens mais usados no dia a dia, para facilitar trocas rápidas. Na primeira gaveta, você pode colocar fraldas, panos de boca e bodies. Já nas gavetas inferiores, é possível deixar macacões, calças, babadores e meias, levando em conta as necessidades de cada estação do ano.

O ideal é pensar nos objetos mais importantes para as necessidades do seu filho, como:
- Itens de higiene.
- Fraldas.
- Roupas do tamanho atual do bebê.
Organizando o guarda-roupa
Já no guarda-roupa, o maleiro é o lugar ideal para guardar itens pouco utilizados, como o estoque de fraldas, mamadeiras extras e brinquedos. Peças maiores, que não cabem na cômoda, também podem ficar por lá.
Enquanto isso, os cabides podem ser utilizados para pendurar roupas de tamanho RN e 0 a 3 meses, que serão as de uso mais frequente a princípio. Mas se tiver espaço sobrando, você também pode incluir as peças de tamanho 3 a 6 meses. Para facilitar seu trabalho, use separadores de cabide.
Caixas e cestos organizadores
Se faltar espaço nas gavetas, as caixas e os cestos organizadores podem ser seus melhores amigos. Uma boa opção é etiquetá-los por categoria e tamanho, pois facilita muito a rotina diária. Lembre-se de que bebês crescem rapidamente, então o rodízio de peças costuma ser grande.
Então, manter os itens rotulados e organizados por idade simplifica a troca de roupas à medida que o bebê se desenvolve, facilitando a passagem por cada etapa.