Não importa o tipo de festa e nem o tamanho que ela terá: o chá de bebê é um evento delicioso por si só, afinal, é hora de reunir pessoas queridas para comemorar uma nova vida que está por chegar. Organizá-lo é uma das grandes delícias da gravidez. Mas por onde começar? Quando é o momento ideal? Quem chamar? Nós respondemos às principais perguntas sobre a organização da festa. Leia e programe-se.
Quando fazer
A melhor época é no último trimestre da gravidez. Isso porque os enjoos e a azia já foram embora e você provavelmente estará se sentindo melhor. Fora que, nessa época, você já está com o barrigão evidente e todos estão ansiosos pela chegada do bebê. E já dá para saber o sexo (se for sua opção). Só não pode demorar muito: depois do oitavo mês, toda grávida se cansa facilmente e é bem normal ter inchaço nos pés e nas pernas. O ideal é fazer a festa entre o sétimo e o oitavo mês.
Tempo de antecedência para organizar
Dois meses de antecedência bastam: é tempo suficiente para fazer orçamentos (de bebidas, docinhos, bolo, decoração, enfim, das coisas que forem serem contratadas), fechar pedidos e ir atrás de outros detalhes com calma. Organizar o chá de bebê com folga é sempre melhor, assim você evita de fazer tudo no corre-corre – que, se é estressante sempre, imagina na gravidez!
Quem convidar
Tradicionalmente o chá de bebê é uma comemoração para mulheres: são convidadas amigas, tias, primas, irmãs, avós… Mas essa regra tem sido quebrada por muitos casais que acabam aproveitando o chá de bebê para reunir os amigos do pai também. Então, convide quem você quiser, o importante é ter um círculo de pessoas queridas participando
Quem organiza
A festa pode ser organizada pelas avós, com a ajuda da madrinha do bebê e das melhores amigas da grávida. Mas não necessariamente: muitas mães preferem tomar a frente da organização do chá e ir contando com a ajuda de pessoas próximas. Dependendo do tamanho da festa, contrata-se uma empresa especializada, que faz todo o trabalho duro. Nesse caso, fica por conta da futura mãe a parte gostosa da festa: escolher tema, cor da festa, lembrancinhas, menu…
Melhor horário
Na gravidez, encarar uma festa longa e até altas horas não é moleza. Para não forçar a barra, o ideal é marcar o chá de bebê no meio da tarde, entre 16h e 16h30, considerando que a partir das 21h mãe e bebê estarão livres para descansar e curtir os presentes. Mas tudo depende do tipo de evento que se está organizando, claro. Se for uma festa maior, com os amigos do pai também, pode ser no início da noite. A dica é colocar no convite um horário para terminar – assim os convidados entendem que em festa de grávida não tem saideira.
O que servir
Se for um chá de bebê à tarde, opte por petiscos leves estilo finger food, já que os convidados já terão almoçado antes de chegar. No cardápio, inclua minissanduíches com pães caseiros, torradas com patês variados, canapés, empadinhas e outros salgadinhos. Para a sobremesa, bolo e alguns docinhos, como cupcake, brigadeiro ou cakepop, que é uma delícia e serve para enfeitar a mesa principal. Para beber, água, sucos, refrigerantes, águas aromatizadas e… chá! Apesar de as pessoas estarem perdendo um pouco esse hábito, é uma ideia bacana.
E a bebida alcoólica?
Geralmente não se serve no chá de bebê. Como a própria dona da festa, a grávida, não pode beber, nada mais justo que os convidados entrarem no esquema. Mas tudo vai depender dos pais e do tipo de comemoração que eles curtem.
Canudinhos com tag
Canudinhos de papel vintage se tornaram figurinhas garantidas nas decorações de mesas de festa. Podem ser encontrados para vender em lojas de festa e enfeitados com uma tag com o nome do bebê ou com os dizeres: “é um menino!” ou “é uma menina!”.
lista de presentes
O chá de bebê é uma ótima oportunidade para montar o enxoval ou completá-lo. Para que não sobrem produtos repetidos, montar uma lista é uma saída prática
• Roupinhas e acessórios •
meias
bodies manga longa
bodies manga curta
pijamas
casaquinho de lã
casaquinho de algodão
casaquinho de linho
sapatinhos
calças
gorrinhos/touquinhas
macacão de inverno
macaquinho de verão
fraldas de boca
fraldas de pano
trocador de passeio
• Alimentação/cuidados bucais •
potes para guardar leite materno
bomba tira-leite
chupeta com bico ortodôntico
prendedores de chupeta
mamadeiras, de preferência para a
fase 2, quando o bebê tem mais de 6 meses
escova para mamadeiras
babador
mordedores de borracha
conjunto de pratos e talheres
copo com tampa, alças e bico
travesseiro para amamentação
protetor de bico de silicone
esterilizador de mamadeiras
paninhos de boca
porta-leite em pó
cadeirão
• Passeios/segurança •
babá eletrônica
protetores de tomada
protetores de canto
protetores de porta e gaveta
carrinho
cadeirinha para carro
Para o quarto do bebê
berço
cômoda
trocador
lençóis para berço
cabides
manta
poltrona de amamentação
travesseiros antissufocantes
fronhas avulsas
álbum
móbile
• Higiene e bem-estar •
fraldas
lenços umedecidos
algodão
barras de sabonete neutro
saboneteira
xampu para bebê
caixa de cotonetes
toalha de banho com capuz
escova de cabelo
potes para algodão e cotonetes
creme para prevenção de assaduras
termômetro
bandeja para organizar
cortador de unha
banheira com antiderrapante
cesto de roupa suja
5 ideias para caprichar na sua festa
Às vezes, o tema da festa está ligado ao quarto do bebê. Assim, muita coisa usada na decoração do chá pode ser reaproveitada. Comece buscando inspirações